Não é novidade que os carros elétricos são mais avançados tecnologicamente e eficientes que os modelos tradicionais. Mas além disso, eles têm outras vantagens, como o fato de terem um pacote de revisões programadas bem mais acessível que o de modelos híbridos ou até mesmo carros de entrada a combustão, graças ao número muito menor de componentes mecânicos.
A Chevrolet destaca que no seu caso em particular, o custo total das revisões programadas até 50.000 km do Novo Bolt EV são aproximadamente 20% inferiores ao das do Onix 1.0 MT, atual modelo de entrada da linha. Já em relação a outros modelos de marcas premium na mesma faixa de preço do Bolt, seja a combustão ou híbridos, esse percentual de economia, no mínimo, duas vezes maior.
“Um carro elétrico não tem troca de óleo, correias, velas ou filtro de ar do motor ou de combustível, por exemplo. Tudo isso reduz também o tempo de mão de obra do mecânico. Mas como quase tudo é eletroeletrônico num EV, a oficina precisa ter ferramental e procedimentos específicos, assim como profissionais devidamente capacitados, para lidar com o sistema de alta tensão com segurança”, explica Adalberto Casalecchi, gerente de serviços para a rede de concessionárias Chevrolet.
Atualmente, a Chevrolet possui quase 80 concessionárias habilitadas para vender e dar assistência aos carros elétricos espalhadas pelo Brasil, de uma rede que possui ao todo 550 pontos de venda.
Ainda que possuam menos componentes em comparação aos carros com motores a combustão, os veículos elétricos possuem componentes específicos que requerem manutenção, incluindo, por exemplo, a troca do líquido de arrefecimento que refrigera as baterias.
Entretanto, a frequência das revisões para os itens que são comuns aos veículos a combustão, como sistemas de freios, suspensão e direção, geralmente é a mesma. De resto, o carro elétrico ainda oferece a grande economia no custo por quilômetro rodado, já que a eletricidade é bem mais barata que a gasolina, o diesel ou o etanol.
Fonte: Chevrolet
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv