Não é novidade que os carros elétricos são mais avançados tecnologicamente e eficientes que os modelos tradicionais. Mas além disso, eles têm outras vantagens, como o fato de terem um pacote de revisões programadas bem mais acessível que o de modelos híbridos ou até mesmo carros de entrada a combustão, graças ao número muito menor de componentes mecânicos.

A Chevrolet destaca que no seu caso em particular, o custo total das revisões programadas até 50.000 km do Novo Bolt EV são aproximadamente 20% inferiores ao das do Onix 1.0 MT, atual modelo de entrada da linha. Já em relação a outros modelos de marcas premium na mesma faixa de preço do Bolt, seja a combustão ou híbridos, esse percentual de economia, no mínimo, duas vezes maior.

Galeria: Novo Chevrolet Bolt 2023

“Um carro elétrico não tem troca de óleo, correias, velas ou filtro de ar do motor ou de combustível, por exemplo. Tudo isso reduz também o tempo de mão de obra do mecânico. Mas como quase tudo é eletroeletrônico num EV, a oficina precisa ter ferramental e procedimentos específicos, assim como profissionais devidamente capacitados, para lidar com o sistema de alta tensão com segurança”, explica Adalberto Casalecchi, gerente de serviços para a rede de concessionárias Chevrolet.

Atualmente, a Chevrolet possui quase 80 concessionárias habilitadas para vender e dar assistência aos carros elétricos espalhadas pelo Brasil, de uma rede que possui ao todo 550 pontos de venda.

chevrolet-onix-lt-1.0-2023

Ainda que possuam menos componentes em comparação aos carros com motores a combustão, os veículos elétricos possuem componentes específicos que requerem manutenção, incluindo, por exemplo, a troca do líquido de arrefecimento que refrigera as baterias.

Entretanto, a frequência das revisões para os itens que são comuns aos veículos a combustão, como sistemas de freios, suspensão e direção, geralmente é a mesma. De resto, o carro elétrico ainda oferece a grande economia no custo por quilômetro rodado, já que a eletricidade é bem mais barata que a gasolina, o diesel ou o etanol. 

Fonte: Chevrolet