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VW fecha parceria para recarga de caminhões elétricos com energia limpa

Parceria com a Brasol, do Grupo Siemens, terá pontos de recarga alimentados por energia solar para o e-Delivery

Impressões ao dirigir: VW e-Delivery - movimento

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) firmou uma parceria com a Brasol, empresa do grupo Siemens que já faz parte do e-Consórcio, um polo formado por 8 empresas que participam não só da produção dos veículos em Resende (RJ), mas também do projeto, engenharia, fornecimento de infraestrutura de recarga e manutenção. A nova parceria é para o fornecimento de serviços de carregamento elétrico.

Com essa novidade, a infraestrutura de recarga estará disponível em todas as regiões do país, com esses pontos de recarga para frotas de veículos elétricos da Volkswagen trazendo uma fonte de energia 100% sustentável, já que a geração de energia elétrica se dará por meio de painéis solares. De acordo com o site Valor Econômico, o presidente da Brasol, Ty Eldridge, explica que o modelo de recarga por assinatura – modalidade em que o cliente paga por um serviço de energia, mas não precisa fazer nenhum investimento em infraestrutura ou equipamentos geradores – deve contribuir para a mobilidade elétrica crescer no Brasil.

Brasil e VWCO - carregadores

“A Brasol pretende disponibilizar R$ 100 milhões de capital próprio para investir em infraestrutura de carregamento para os clientes da Volkswagen. A empresa enxerga um mercado enorme e está disposta a disponibilizar mais investimento conforme as demandas”, disse o executivo.

Com esse tipo de serviço, acaba gerando uma maior atratividade em relação ao custo de utilização dos veículos elétricos. Atualmente, a Volkswagen comercializa o caminhão elétrico e-Delivery no Brasil, que já está presente em diversas frotas de empresas pelo país, com mais de 350 unidades vendidas ao longo de 2022. Agora com esse novo sistema de recarga como serviço, os clientes da VWCO poderão pensar em adquirir veículos elétricos sem ter que se preocupar em gastar com infraestrutura de recarga.

Galeria: Volkswagen e-Delivery - lançamento

Segundo a empresa, o objetivo é que os pontos de recarga estejam em locais que os clientes precisem, ou seja, em centros de distribuição, fábricas ou mesmo em espaços de recarga para veículos elétricos de frota. As estações de recarga terão carregadores de alta potência, tanto que poderá alimentar caminhões com 100 kW ou 150 kW de potência, dependendo de sua configuração. É possível ainda recarregar vários veículos ao mesmo tempo, já que a Brasol fornece equipamentos que se adequam à estrutura local e ainda ajusta o sistema elétrico do espaço.

Impressões ao dirigir: VW e-Delivery

Ainda segundo o site Valor Econômico, ao fim do período de vigência de locação dos carregadores, que é de 10 anos para os equipamentos de recarga elétrica e 20 anos para a infraestrutura de energia solar, todos os equipamentos passam a ser de propriedade de montadora, sem custos adicionais.

Segundo Eldridge, a geração de energia solar para frotas de veículos elétricos virá por meio de instalações de painéis fotovoltaicos da Brasol, que poderão até ser instalados nos pontos de carregamento. A previsão de investimento da empresa é de mais de R$ 500 milhões em 2023.

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