Veja os 7 SUVs elétricos mais baratos à venda no Brasil em 2022
Segmento de utilitários esportivos elétricos ganha novas opções no país; veja quanto custam os mais acessíveis
Os SUVs e crossovers já dominam o mercado automotivo, tanto aqui no Brasil como nos principais mercados globais, e com a transição para a mobilidade elétrica eles continuam no centro da preferência dos consumidores. Aproveitando o lançamento de novos SUVs elétricos por aqui, fizemos uma lista com os 7 modelos mais acessíveis que já estão disponíveis.
Um dos primeiros modelos a representar o segmento foi o JAC iEV60, que foi sucedido pelo e-JS4 no ano passado. Logo depois, a Volvo marcou terreno com a linha XC40 Recharge, primeiro na versão de tração integral e posteriormente com o modelo de motor único. Nas últimas semanas, foi a vez da BMW estrear o seu SUV elétrico intermediário iX3 e a BYD anunciar o seu segundo modelo para o segmento, o Yuan Plus.
A lista dos SUVs elétricos mais baratos (ou menos caros) no Brasil, traz modelos com concepções diferentes, começando pelos elétricos baseados em modelos a combustão, passando pelos derivados de plataformas multi-energia e por fim, um elétrico 'puro', projetado desde o zero para ser um veículo elétrico.
Veja os 7 SUVs elétricos mais baratos à venda no Brasil:
1 - JAC e-JS4 - R$ 249.900
Lançado em 2021, o JAC e-JS4 é uma atualização do descontinuado iEV60 e trouxe renovação ao portfólio de veículos elétricos da JAC com melhorias técnicas trazidas após a aquisição da Volkswagen na China.
Equipado com um motor elétrico dianteiro de 150 cv e 34,7 kgfm de torque e autonomia de 420 km com uma carga, o SUV elétrico é a opção mais em conta do segmento no Brasil e se vale de um pacote de equipamentos de conforto e segurança.
2 - Peugeot e-2008 - R$ 259.990
Lançado no começo do mês, o Peugeot e-2008 adota o mesmo conjunto do hatch e-208, ou seja, o motor elétrico de 136 cv e 26,5 kgfm de torque e autonomia de 345 km (WLTP). Agrada pelo visual atraente e boa oferta de equipamentos e tecnologia, com destaque para o i-Cockpit, composto pelo volante esportivo, central multimídia com tela de 10" e o quadro de instrumentos 3D.
3 - BYD Yuan Plus - R$ 269.990
Apresentado há poucos dias, o BYD Yuan Plus se destaca pelo fato de ser um veículo elétrico dedicado. Construído em uma nova plataforma desenvolvida pela própria BYD, o modelo já pode ser reservado no país e se vale de um trem de força com motor elétrico dianteiro de 204 cv e 31,6 kgfm de torque e alcance de 458 km com uma carga.
Com visual moderno e acabamento interno sofisticado, o segundo SUV elétrico da montadora chinesa chega ao Brasil poucas semanas após ser apresentado na Europa e em vários mercados globais.
4 - Volvo XC40 P6 - R$ 329.950
A nova versão de entrada do XC40 se vale de um motor único montado no eixo dianteiro que entrega 231 cv e 33,6 kgfm de torque e menos equipamentos em relação ao modelo mais equipado P8. Com autonomia de 415 km, ele se destaca pelo custo-benefício, considerando o segmento e o preço que se aproxima de modelos elétricos de marcas generalistas.
5 - Volvo XC40 P8 - R$ 399.950
Versão de topo do XC40 Recharge elétrico, o P8 se destaca pelo trem de força robusto: são dois motores elétricos que entregam 408 cv de potência e 67,3 kgfm de torque combinado, suficientes para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. A bateria é grande (78 kWh) e proporciona autonomia de 418 km com uma carga (WLTP).
Bem equipado, o SUV elétrico tem todos os sistemas de condução atualizados, sistema de som Harman Kardon, faróis fullLED adaptativos e o pacote completo que já era oferecido no XC40 Recharge híbrido.
6 - Volvo C40 Recharge - R$ 429.950
O lançamento mais recente de veículo elétrico da Volvo aposta em um elegante design SUV cupê e tem a mesma configuração de trem de força do XC40 P8, mas com pequena vantagem na autonomia, que vai a 420 km com uma carga, mérito do design mais fluído e alguns ajustes técnicos. De resto, é o mesmo pacote do irmão XC40 na versão de topo P8.
7 - BMW iX3 M Sport - R$ 473.950
Lançado na sequência do irmão maior (e mais tecnológico iX), o BMW iX3 M Sport tem bons atributos, DNA de condução BMW, lista de equipamentos honesta (confira no link), bom desempenho com o motor elétrico traseiro de 286 cv e 40,8 kgfm e alcance declarado de 460 km com uma carga. Seu preço ainda fica um pouco abaixo na comparação com outros SUVs elétricos de marcas premium alemãs, o que é uma vantagem pelo que ele entrega.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Recém-lançado no Brasil, Hyundai Ioniq 5 bate recorde de vendas nos EUA
Renault 5 Turbo 3E: Versão elétrica do lendário R5 Turbo está a caminho
Carros elétricos mais vendidos no Brasil em novembro de 2024
Tesla Cybertruck é vista em fábrica da BYD na China: estratégia ou estudo?
Recorde histórico: 17 mil eletrificados vendidos no Brasil em novembro
BYD Sealion 05 EV: SUV elétrico compacto é revelado em primeiras imagens
Elétricos e híbridos impulsionam recorde de vendas de Hyundai e Kia