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Honda produzirá SUV a hidrogênio que 'vai na tomada' baseado no CR-V

Novo veículo será um plug-in equipado com célula de combustível a ser produzido a partir de 2024

Honda CR-V Hybrid 2023

Enquanto os carros com propulsão por célula de combustível a hidrogênio são poucos e seu futuro ainda é incerto, algumas montadoras seguem investindo neste tipo de tecnologia, principalmente entre as marcas japonesas. Além da Toyota, com o Mirai, a Honda também fez um anúncio importante sobre esse assunto.

A divisão norte-americana da Honda confirmou que passará a produzir veículos que usam célula de combustível a hidrogênio (FCEV) nos EUA a partir de 2024. De acordo com a empresa, a novidade será fabricada na planta que a empresa mantém no estado de Ohio, onde hoje é fabricado o esportivo NSX. A planta é especializada em modelos especializados e de baixo volume.

Honda_FCEV_underhood_Coming_in_2024

Entre as informações que a Honda norte-americana já compartilhou a respeito de seu novo carro a hidrogênio, foi confirmado que a novidade utilizará como base a arquitetura do atual Honda CR-V 2023 vendido nos EUA, que já possui uma configuração híbrida elétrica tradicional (fotos). A Honda já possui uma meta global de vender somente carros 100% elétricos ou a hidrogênio até 2040.

Outra informação importante que a Honda dos EUA confirmou é que este novo veículo a hidrogênio que será lançado naquele país a partir de 2024 trará algo inédito. Além do sistema de célula de combustível para propulsão, o modelo terá capacidade de ter as baterias do sistema elétrico carregadas em tomada, como um híbrido plugável, mas sem o motor a combustão. A ideia é a mesma: oferecer uma maior autonomia entre abastecimentos. Vale lembrar que os pontos de abastecimento de hidrogênio são bem poucos, mesmo nos EUA.

Honda CR-V Hybrid 2023

Gary Robinson, vice-presidente de estratégia e planejamento automotivo da Honda nos EUA, afirmou que "à medida que aceleramos nosso plano de produzir veículos 100% elétricos nos Estados Unidos, também iniciaremos a produção de baixo volume de veículos elétricos com célula de combustível para explorar ainda mais seu grande potencial como parte de um futuro de transporte sustentável".

Gail May, líder da planta da Honda em Ohio, complementou que "Esta instalação é perfeita para a produção de um novo veículo elétrico de célula de combustível da Honda, pois nossa capacidade de pequeno volume nos permite realmente alavancar a habilidade e experiência de nossa equipe para produzir veículos de emissão zero de qualidade aqui na América do Norte".