Enquanto os preços do lítio disparam, o sódio tem se revelado uma alternativa para os fabricantes de baterias. Uma composição que leva vantagem pelo custo mais baixo, mas por outro lado se depara com alguns desafios, entre eles a densidade energética mais baixa.
Para a CATL, o maior fabricante mundial de baterias para veículos elétricos, a solução está em uma composição que misture lítio e sódio. A nova possibilidade foi anunciada por Huang Qisen, um dos principais executivos da gigante chinesa, que recentemente falou sobre o potencial desse tipo de química a curto e longo prazo.
Como solução mais imediata, de curto prazo, o executivo indica que as baterias com sódio seriam destinadas a veículos menores e com autonomia de até 400 km. No caso, carros elétricos urbanos e econômicos, que podem ter preços mais acessíveis.
Mas o executivo indica que a CATL trabalha paralelamente em uma solução de médio prazo, uma tecnologia que irá combinar sódio e lítio. Na prática, uma bateria 'híbrida' que poderia ser aplicada a veículos elétricos com 500 km de alcance.
As baterias de sódio CATL têm uma densidade de energia de 160 Wh / kg, o equivalente a uma composição LFP e abaixo das células NMC. No entanto, a fabricante chinesa afirma que está pronta para produzir uma versão com densidade 25% maior, o que elevará o número para 200 Wh / kg.
Se por um lado a densidade média da composição com sódio é mais baixa, o ponto forte fica por conta de sua estabilidade térmica. Na prática, isso resulta em maiores potências de recarga por mais tempo, podendo a bateria de um carro elétrico compacto recuperar de 0 a 80% do estado de carga em apenas 15 minutos, contra 30 minutos das células cilíndricas 4680 da Tesla, apenas para comparação.
Mais resistente, as células de sódio têm capacidade de suportar 3.000 ciclos até que haja perde considerável de capacidade, o que representa o dobro da vida útil das células de lítio convencionais - isso significa que um carro pode percorrer em média 1,5 milhão de quilômetros com eficiência máxima.
As células de íons de sódio devem começar a ser produzidas no segundo semestre de 2023 e até lá a CATL deve anunciar os resultados de testes com as baterias híbridas (sódio e lítio), que só devem estrear por volta de 2024 ou 2025.
Fonte: FCE
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