A NASCAR ainda não possui uma categoria de corridas elétricas, mas está caminhando para um futuro eletrificado. E enquanto a transição não acontece, algumas equipes, como a Joe Gibbs Racing, começam a testar soluções que parecem esquisitas para os fãs mais tradicionais, mas fazem muito sentido.

O problema é que suas equipes de boxes passaram os últimos anos treinando em um carro de Stock Car semelhante aos carros "Gen 6", que a série correu por quase uma década. No entanto, a NASCAR abandonou o modelo de décadas e migrou para um carro "Next Gen" em 2022.

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Como solução temporária, a equipe resolveu adaptar um exemplar da geração anterior com as configurações do modelo 2022, mas isso se revelou insuficiente para que a equipe reproduzisse de forma fiel os parâmetros exatos que as equipes veriam em uma corrida.

Nesse cenário, produzir e manter um carro Next Gen seria muito caro para a equipe, sendo que os motores e transmissões necessários para o carro de corrida estão em falta no mercado.

Daí, a solução encontrada foi desenvolver um stock car elétrico. É isso mesmo! Um stock car da NASCAR com um trem de força elétrico construído inteiramente para ajudar as equipes dos boxes a treinar. A JGR disse ao Road & Track que montou o carro por necessidade, mas há alguns benefícios exclusivos. Além de silencioso, naturalmente, o modelo é muito melhor pra acelerar, segundo a empresa:

"[É] usado apenas para os treinos de pit stop", disse o diretor atlético da JGR, Matt Osborn.

"Era muito mais barato construir do que um carro 'real' da NASCAR Gen7 para um carro de treino nos boxes (fomos forçados a construir algo à medida que nossos carros de corrida mudaram drasticamente da temporada de 2021 - gen6 para gen7). Esperamos que também seja muito mais durável e, portanto, mais barato de manter a longo prazo também. E... por último, mas não menos importante - é 'mais verde', é claro!"

Entre as vantagens, o silêncio do carro elétrico deve permitir que a equipe controle de uma forma ainda melhor a prática, sem o ruído do motor para atrapalhar na comunicação e ouvir de forma mais clara as falhas que eventualmente surgirem. 

Vale destacar que este carro de corrida elétrico serve apenas para os testes das equipes e não nenhuma relação com um modelo oficial de zero emissão para as corridas. No entanto, ele pode pode dar luz sobre um futuro elétrico da NASCAR. 

Falando em eletrificação, há rumores sobre o início de testes para categorias elétricas, que teria início já no ano que vem. A conferir.

Fonte: ROT