A Audi anunciou de forma oficial o início de produção em série dos novos Audi Q8 e-tron e Q8 e-tron Sportback em sua fábrica de Bruxelas, na Bélgica, nesta quarta-feira (14).
Desde o lançamento da linha e-tron, em 2018, a unidade belga já produziu cerca de 160.000 unidades do modelo que é primeiro carro elétrico de produção em série da Audi, sendo que apenas no ano passado foram fabricados 43.866 veículos.
Mas a montadora alemã tem novos planos para esta fábrica: a produção deve aumentar consideravelmente no próximo ano, com o início da montagem do SUV elétrico compacto Audi Q4 e-tron no mesmo local - atualmente, o modelo está sendo feito exclusivamente na fábrica de Zwickau, Alemanha, em pequenas quantidades.
Acreditamos que com a ampliação da produção, o Q4 e-tron chegará a mais mercados e em maior quantidade, inclusive aqui no Brasil, onde o modelo é aguardado, mas ainda não teve uma data de lançamento confirmada.
Mas antes disso, a Audi vai ampliar e consolidar a produção da linha Q8 e-tron e Q8 e-tron Sportback, os sucessores dos modelos e-tron e e-tron Sportback.
"Bruxelas fez um valioso trabalho pioneiro. Estamos aprendendo com nossa experiência de ter entregue cerca de 160.000 veículos em todo o mundo. Como próximo passo, aproveitaremos essa experiência para aumentar a produção de baterias em Ingolstadt."
Gerd Walker, membro do conselho de produção e logística da Audi
Em seu comunicado oficial, a Audi diz que a fábrica de Bruxelas é um modelo de sustentabilidade e implementação do futuro da produção na empresa, a chamada "360factory".
O local foi reconhecido como a primeira planta de produção de alto volume certificada em carbono neutro do mundo no segmento premium desde que a produção do Audi e-tron começou em 2018.
A fábrica da Audi Bruxelas é alimentada por energia limpa desde 2012, quando foi instalado um dos maiores sistemas fotovoltaicos da região, cobrindo 107.000 metros quadrados.
O Audi Q8 e-tron foi revelado em novembro e trouxe uma nova linguagem de design para os carros elétricos da Audi, com novo logo em duas dimensões, mudanças na grade dianteira e uma faixa de LEDs que interliga os faróis e ilumina esse novo logo, um efeito para marcar. As colunas B recebem uma identificação Audi, assim como leves mudanças nos para-choques dianteiro e traseiro.
O Audi Q8 e-tron 55, o conjunto que já era oferecido no Brasil com 408 cv e 67,7 kgfm, recebe um conjunto de baterias de 114 kWh (106 kWh úteis), o que confere uma autonomia 30% maior pelo ciclo WLTP, com 582 km no SUV e 600 km no Sportback, beneficiado pela melhor aerodinâmica.
Outra novidade do Q8 e-tron é que ele passa a utilizar células de baterias Samsung SDI, enquanto o e-tron original era alimentado por baterias da LG.
O novo Audi Q8 e-tron, assim como o Q8 e-tron Sportback e a linha SQ8 e-tron, serão lançados na Alemanha em fevereiro de 2023. A linha renovada deve chegar ao Brasil em algum momento do próximo ano também, provavelmente no segundo semestre.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Electric Tour: Banda viajou do Paraná ao Primavera Sound SP com Audi e-Tron
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Novo Audi Q8 e-tron estreia como o sucessor do e-Tron e com 600 km de alcance
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Tuk-Tuk elétrico com baterias recicladas da Audi está pronto para as ruas
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Audi investirá R$ 20 milhões em estações de recarga ultrarrápida