A Honda ainda não possui muitas opções de carros elétricos, mas coloca em prática seu plano para sustentar o lançamento de novos modelos nos próximos anos. A montadora japonesa anunciou um acordo com a chinesa CATL, o maior fabricante de baterias do mundo, para a compra de 123 GWh para seus veículos elétricos que serão vendidos entre 2024 e 2030.
Este não é o primeiro acordo entre Honda e CATL. As empresas já haviam iniciado uma parceria estratégica em 2020. Este acordo previa a cooperação em diversas áreas, incluindo desenvolvimento conjunto, fornecimento e reciclagem e reutilização de baterias.
Com a aliança renovada, a Honda terá suporte para ampliar sua produção de carros elétricos, lembrando que a montadora japonesa anunciou a criação de uma submarca para veículos de zero emissão no mercado chinês chamada e:N, que já apresentou dois modelos elétricos: e:NS1 e e:NP1, produzidos pelas joint ventures Dongfeng Motor e GAC Motor, respectivamente.
Traduzindo em números, os 123 GWh de capacidade contratados da CATL serão suficientes para equipar mais de 1.000.000 de veículos elétricos, o que não é nada desprezível.
Por enquanto, a Honda ainda não trabalha com uma plataforma dedicada para veículos elétricos. Os modelos lançados na China são montados sobre uma base multi-energia, enquanto nos Estados Unidos a montadora fechou uma parceria com a GM para utilizar a arquitetura Ultium e lançar o SUV elétrico Honda Prologue - a marca promete que terá uma arquitetura elétrica dedicada a partir de 2024
A Honda se comprometeu a lançar 10 novos veículos elétricos na China nos próximos cinco anos, incluindo os atuais e:NS1 e e:NP1. Alguns destes modelos serão exportados para todo o mundo, especialmente para a Europa.
Do outro lado do mundo, a Honda trabalha em parceria com a LG Energy Solution para uma Gigafactory em Ohio, nos Estados Unidos. As duas empresas afirmaram que a nova fábrica de baterias será construída por meio de uma joint venture com um investimento de US$ 4,4 bilhões.
A construção da nova Gigafactory, que começará após a criação da joint-venture (atualmente sob aprovação regulatória), está prevista para começar no início de 2023 e ser concluída em 2024. A produção de baterias deve começar no ano seguinte, em 2025. A fábrica de Ohio atingirá volumes anuais de 40 GWh.
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