A Ford está desenvolvendo um novo SUV elétrico, que terá entre os diferenciais o fato de ser construído sobre a plataforma MEB da Volkswagen. E nesta sexta-feira (16), Martin Sander, líder da divisão Ford E, mostrou nas redes sociais a primeira imagem do próximo veículo elétrico da marca norte-americana. 

No entanto, trata-se apenas de uma imagem teaser, que mostra parcialmente a dianteira do futuro carro elétrico. A foto revela parte do para-choques dianteiro e uma ligeira parte do farol e da sua assinatura de luzes. 

suv eletrico ford meb foto

O head da divisão de carros elétricos da Ford proporcionou ao público esta breve prévia do modelo aproveitando a apresentação do mesmo à imprensa especializada. De acordo com o executivo, o SUV elétrico será revelado em algum momento de 2023. Ao mesmo tempo, a divisão europeia da Ford também publicou um teaser da novidade em sua conta no Twitter.

Definido como um "croossover de tamanho médio", acredita-se que ele será posicionado logo abaixo do Mustang Mach-E na linha de veículos elétricos da marca norte-americana. Vale lembrar que o próprio Mach-E será atualizado até 2026 e ganhará uma inédita versão SUV-cupê. 

Ford - veículos elétricos

Este 'SUV elétrico médio' terá ainda a companhia do prometido "Sport Crossover", um modelo previsto para 2024 que também será baseado na arquitetura MEB e pode ser o equivalente da Ford ao VW ID.5.

A Ford ainda não revelou nenhum detalhe ou especificação, mas considerando sua proposta e o fato de que será feito sobre a plataforma MEB, ele deve ter porte e proposta similares ao do Volkswagen ID.4. 

Como referência, o VW ID.4 custa a partir de 50.000 euros (R$ 280.000) na Europa, na versão com bateria de 77 kWh e autonomia de 526 km pelo padrão WLTP. Por enquanto, não se sabe como a Ford irá posicionar o seu SUV elétrico em termos de mercado.

Além deste SUV elétrico de porte médio, que pode vir a ser o sucessor do Focus, um tema que abordamos recentemente, a Ford também prepara outro SUV, a versão totalmente elétrica do Ford Puma, um modelo compacto e mais acessível que ocupará em alguns mercados o lugar do Fiesta.