Ultimamente, os fabricantes de veículos elétricos – startups e montadoras tradicionais – gostam de se gabar de seus novos modelos "se esgotando" bem antes do início oficial de entregas.
Embora em muitos casos isso seja tecnicamente verdade, é a baixa produção inicial que permite que as montadoras se safem dizendo isso. É claro que os fabricantes hoje em dia estão abusando do termo "esgotado", não há dúvidas sobre isso.
Falando em baixos volumes de produção, o engenheiro-chefe da Cadillac, Tony Roma, revelou em uma entrevista recente no Autoline After Hours (via GM Authority) que o modelo topo delinha Celestiq EV 2024 será artesanal a uma taxa de apenas dois veículos por dia a partir de dezembro de 2023.
"A taxa que vamos construir essas coisas é de cerca de duas por dia; eles são essencialmente montados à mão por artesãos que escolhemos e têm certas habilidades", disse Roma, recusando-se a fornecer uma meta de produção. "Não nos comprometemos com nenhum número exato, temos alguma flexibilidade quando dizemos na faixa de dois por dia e realmente é tudo apenas sobre exclusividade", acrescentou.
Isso significa que a Cadillac produzirá apenas cerca de 500 veículos elétricos de ultra luxo Celestiq a cada ano, supondo que os artesãos que o montam no Centro Técnico Global da GM em Warren, Michigan, trabalharão cinco dias por semana.
Embora a baixa produção não deva surpreender ninguém, dado que o Celestiq é montado à mão e permite quantidades extremas de personalização, Tony Roma disse que a demanda inicial pelo carro elétrico ultraluxuoso excede amplamente a capacidade de produção, apesar do preço salgado de mais de US$ 300.000.
"Temos alguns pedidos. Muitos, muitos mais do que vamos conseguir construir no primeiro ano, 18 meses", disse. Isso significa que os pedidos do Cadillac Celestiq são teoricamente preenchidos por um ano e meio, assumindo que o interesse de todos os interessados se converte em vendas reais.
Agora, a Cadillac não revelou o número de interessados no Celestiq, mas dados os comentários de Roma sobre a taxa de produção diária, deve haver pelo menos 500 deles. Se essa estimativa for remotamente precisa, é um feito impressionante, dado o alto preço – novamente, supondo que interessados se transformem em detentores de pedidos firmes. A seu favor, Roma não usou o termo "vendido".
Curiosamente, uma vez que a demanda excede a oferta, Roma disse que a Cadillac escolherá as pessoas certas para receber o modelo, indiretamente implicando que alguns pedidos podem ser recusados. Como seria de esperar, muitas das pessoas que manifestaram interesse em obter um Celestiq são famosas. "Eu acho que você vai conhecer muitas das pessoas que acabam recebendo esses carros, seus nomes serão conhecidos", acrescentou.
O cantor e compositor Lenny Kravitz parece ser um dos primeiros clientes da Celestiq, como sugere o vídeo abaixo postado pela Cadillac em sua conta do YouTube logo após a revelação da Celestiq.
Fonte: Autoline Network (YouTube) via GM Authority
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Cadillac Celestiq estreia de forma oficial como sedã elétrico ultra-luxo
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Cadillac Celestiq: conceito adianta sedã elétrico de luxo de R$ 1,63 milhão
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Sedã elétrico de luxo, Cadillac Celestiq pode ser revelado em meados de 2021
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Sedã elétrico de luxo, Cadillac Celestiq aparece pela 1ª vez em vídeo oficial