PepsiCo usará caminhões elétricos Tesla Semi para rotas de 684 km
Vice-presidente diz que a PepsiCo colocará 100 unidades do Tesla Semi na frota em 2023
Em 1º de dezembro, a Tesla entregou os primeiros caminhões elétricos Tesla Semi de produção para a PepsiCo na Califórnia, marcando um momento crucial na história da empresa, ao adicionar caminhões Classe 8 à sua frota.
Ainda faltam muitos detalhes a serem revelados sobre o Tesla Semi, incluindo os essenciais, como carga útil e preços. A Reuters conseguiu algumas novas informações sobre o Semi do vice-presidente do CEO da PepsiCo, Mike O'Connell, em uma entrevista exclusiva.
O executivo disse que a PepsiCo planeja colocar na frota 100 unidades do Tesla Semi em 2023, quando começará a usar os caminhões pesados para fazer entregas a clientes como Walmart e Kroger.
Galeria: Tesla Semi - caminhão elétrico
E aqui vem a parte interessante sobre a aplicação e alcance do Tesla Semi. A divisão Frito-Lay da PepsiCo, que vende alimentos leves, usará o Semi para transportar produtos alimentícios por cerca de 425 milhas (684 quilômetros). Isso está alinhado com o alcance de 500 milhas (804 quilômetros) divulgado pela Tesla, o que foi demonstrado com um Peso Bruto Combinado (GCW) de 82.000 libras (37.194 kg).
No entanto, para cargas mais pesadas de refrigerantes, o Tesla Semi da PepsiCo inicialmente fará viagens mais curtas de cerca de 161 quilômetros (100 milhas), disse O'Connell. Eventualmente, a empresa também usará o Tesla Semi para transportar bebidas na "faixa de 400 a 500 milhas também".
Mas por que usar um caminhão que tem um alcance declarado de 684 km para viagens de apenas 160 km inicialmente? O vice-presidente da PepsiCo não entrou em detalhes. No entanto, ele revelou que, no final de uma viagem de 425 milhas (684 quilômetros) carregando produtos Frito-Lay, a bateria do Semi tem cerca de 20% restantes, com uma recarga levando de 35 a 45 minutos.
Falando em carregamento, O'Connell revelou que a PepsiCo está atualizando sua infraestrutura de carregamento com quatro estações de carregamento Tesla de 750 kWh em suas unidades Frito-Lay Modesto e Pepsi Beverages Sacramento, na Califórnia.
O vice-presidente da PepsiCo disse que uma doação estadual de US$ 15,4 milhões e um subsídio federal de US$ 40 mil por veículo ajudarão a compensar parte dos custos de desenvolvimento e infraestrutura. O executivo acrescentou que a PepsiCo pretende manter os caminhões por "um milhão de milhas, sete anos", o que também ajudará a recuperar alguns dos custos operacionais.
Quanto aos preços, a empresa se recusou a compartilhar detalhes, embora O'Connell tenha notado que a PepsiCo está comprando os caminhões "diretamente". Os caminhões rivais são vendidos por 230 mil a 240 mil dólares, mas o Tesla Semi de 500 milhas pode ter um preço mais alto porque sua bateria tem cerca de duas vezes o tamanho de muitos concorrentes, disse Mark Barrotto, da consultoria Plante Moran, à Reuters. A PepsiCo também não compartilhou detalhes sobre o peso do caminhão (e, portanto, sua carga útil).
Fonte: Reuters
RECOMENDADO PARA VOCÊ
PepsiCo encomendou 100 unidades do Tesla Semi em 2017, mas só recebeu 36
Toyota bZ4X será aposentado: nova nomenclatura para elétricos a caminho
Tesla pronta para produzir mais de 2,3 milhões de carros elétricos por ano
BYD Sea Lion 07: SUV cupê elétrico é flagrado em testes no Brasil
Tesla Semi: caminhão elétrico impressiona pela autonomia em 1º teste na vida real
"Não vamos dar isenção de IPVA para carro feito na Bahia", diz Tarcísio
Tesla mostra sua linha de veículos elétricos em foto "Viagem em família"