Em 1º de dezembro, a Tesla entregou os primeiros caminhões elétricos Tesla Semi de produção para a PepsiCo na Califórnia, marcando um momento crucial na história da empresa, ao adicionar caminhões Classe 8 à sua frota.
Ainda faltam muitos detalhes a serem revelados sobre o Tesla Semi, incluindo os essenciais, como carga útil e preços. A Reuters conseguiu algumas novas informações sobre o Semi do vice-presidente do CEO da PepsiCo, Mike O'Connell, em uma entrevista exclusiva.
O executivo disse que a PepsiCo planeja colocar na frota 100 unidades do Tesla Semi em 2023, quando começará a usar os caminhões pesados para fazer entregas a clientes como Walmart e Kroger.
E aqui vem a parte interessante sobre a aplicação e alcance do Tesla Semi. A divisão Frito-Lay da PepsiCo, que vende alimentos leves, usará o Semi para transportar produtos alimentícios por cerca de 425 milhas (684 quilômetros). Isso está alinhado com o alcance de 500 milhas (804 quilômetros) divulgado pela Tesla, o que foi demonstrado com um Peso Bruto Combinado (GCW) de 82.000 libras (37.194 kg).
No entanto, para cargas mais pesadas de refrigerantes, o Tesla Semi da PepsiCo inicialmente fará viagens mais curtas de cerca de 161 quilômetros (100 milhas), disse O'Connell. Eventualmente, a empresa também usará o Tesla Semi para transportar bebidas na "faixa de 400 a 500 milhas também".
Mas por que usar um caminhão que tem um alcance declarado de 684 km para viagens de apenas 160 km inicialmente? O vice-presidente da PepsiCo não entrou em detalhes. No entanto, ele revelou que, no final de uma viagem de 425 milhas (684 quilômetros) carregando produtos Frito-Lay, a bateria do Semi tem cerca de 20% restantes, com uma recarga levando de 35 a 45 minutos.
Falando em carregamento, O'Connell revelou que a PepsiCo está atualizando sua infraestrutura de carregamento com quatro estações de carregamento Tesla de 750 kWh em suas unidades Frito-Lay Modesto e Pepsi Beverages Sacramento, na Califórnia.
O vice-presidente da PepsiCo disse que uma doação estadual de US$ 15,4 milhões e um subsídio federal de US$ 40 mil por veículo ajudarão a compensar parte dos custos de desenvolvimento e infraestrutura. O executivo acrescentou que a PepsiCo pretende manter os caminhões por "um milhão de milhas, sete anos", o que também ajudará a recuperar alguns dos custos operacionais.
Quanto aos preços, a empresa se recusou a compartilhar detalhes, embora O'Connell tenha notado que a PepsiCo está comprando os caminhões "diretamente". Os caminhões rivais são vendidos por 230 mil a 240 mil dólares, mas o Tesla Semi de 500 milhas pode ter um preço mais alto porque sua bateria tem cerca de duas vezes o tamanho de muitos concorrentes, disse Mark Barrotto, da consultoria Plante Moran, à Reuters. A PepsiCo também não compartilhou detalhes sobre o peso do caminhão (e, portanto, sua carga útil).
Fonte: Reuters
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