A NIO continuou acelerando sua taxa de produção e as vendas globais de veículos elétricos em dezembro, estabelecendo o segundo recorde mensal consecutivo.
A montadora chinesa de automóveis premium informa que o total de entregas de veículos atingiu 15.815 unidades no mês passado, 51% mais do que há um ano, e mais de 1.600 unidades a mais do que em novembro (14.178).
Este é também o sétimo resultado de vendas mensais de cinco dígitos, o que indica que a posição da NIO se fortaleceu visivelmente em comparação com a primeira parte do ano.
A esmagadora maioria das vendas da NIO é realizada na China.
As vendas no segmento de SUVs diminuíram 35% em dezembro em relação ao ano anterior para 6.842 unidades, enquanto os sedãs (uma nova categoria para a NIO) se expandiu para outro novo recorde mensal de 8.973 unidades.
A empresa entregou 4.154 SUVs NIO ES7 no mês passado, o que é uma pequena queda em relação a novembro. Significa também que os três modelos mais antigos crossover/SUV (EC6, ES6, ES8) registaram apenas 2.688 emplacamentos ao todo (o que está longe de quase 10.500 unidades há um ano).
O sedã NIO ET7 teve uma ligeiramente redução (de 3.207 em Novembro para 1.379 em Dezembro), mas o ET5 está acelerando com um recorde de 7.594 entregas no seu quarto mês no mercado.
Resultados das vendas:
Durante o quarto trimestre de 2022, a NIO entregou 40.052 carros elétricos - isto é, um aumento de 60% na comparação ano a ano.
Durante todo o ano de 2022, a empresa vendeu mais de 122.000 carros elétricos a nível mundial. Em comparação com 91.429 unidades vendidas em 2021, isso representa um aumento decente de 34% num ano muito difícil (escassez de várias peças, lockdowns na China, e a introdução de novos modelos, para mencionar apenas alguns pontos).
Cumulativamente, a NIO vendeu 289.556 carros elétricos (o 300.000º veículo elétrico foi produzido em 12 de Dezembro).
A NIO oferece seis modelos de carros elétricos (EC6, ES6, ES7, ES8, ET5 e ET7). Todos, para além do ET5, são produzidos no Centro de Produção Avançado JAC-NIO em Hefei. O ET5 é produzido na segunda fábrica da NIO em NeoPark.
Em termos de infraestruturas, em 31 de Dezembro de 2022, a NIO informa que a nível mundial (principalmente na China) já possui:
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Sedã elétrico chinês de vanguarda é flagrado em testes na Europa
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Sedã elétrico 'Made in China' NIO ET7 se prepara para a invasão da Europa
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Sedã elétrico com até 1.000 km de alcance tem início de entregas
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Sedã elétrico Nio ET7 é liberado para test drive de clientes