page ad skin

CES: Hyundai mostra carro elétrico que pode girar as rodas em 90 graus

O protótipo do Ioniq 5 anunciado na CES também pode girar em 360 graus e até ser conduzido na diagonal

Hyundai Ioniq 5 With e-Corner Modules

A Hyundai Mobis, divisão de componentes e condução autônoma da marca coreana, apresentou um módulo bem curioso para as rodas montado num protótipo Ioniq 5 no Consumer Electronics Show (CES) 2023 em Las Vegas.

Chamado e-Corner, o módulo incorpora um motor elétrico, amortecedor elétrico, freio e direção por cabo, tornando-o um kit que pode ser montado numa enorme variedade de veículos eletrificados sem desperdiçar espaço, facilitando a vida dos engenheiros.

O conceito foi mostrado pela primeira vez em 2018, mas agora foi instalado nas quatro rodas de um Ioniq 5 EV mais reconhecível, e é verdadeiramente impressionante o que a empresa coreana conseguiu com o protótipo.

Como é possível conferir no vídeo incorporado no topo desta página, o veículo construído com este propósito pode girar todas as suas rodas 90 graus na mesma direção, permitindo que o carro entre e saia de uma vaga num estacionamento paralelo muito facilmente. 

Mas isso não é tudo, pois o sistema e-Corner pode basicamente fazer todos os movimentos imagináveis. O protótipo Ioniq 5 é mostrado rodando todas as suas rodas num ângulo de cerca de 45 graus, o que faz o carro rodar 360 graus para uma função de rotação zero e rápida.

Além disso, o conceito pode ser conduzido na diagonal, tal como o GMC Hummer EV, bem como uma função pivô, que faz as rodas traseiras giraram 90 graus, permitindo ao veículo conduzir como uma empilhadora.

A Hyundai Mobis não divulgou quaisquer outros detalhes sobre o seu módulo e-Corner, mas é evidente que tem um enorme potencial para simplificar todo o processo de montagem de um carro elétrico, bem como para oferecer uma manobrabilidade extra aos condutores.

Parece também uma reinterpretação moderna de uma tecnologia que foi vista pela primeira vez em 1927 em Paris, num carro com tração nas rodas dianteiras. Havia também uma invenção americana chamada The Park-Car, que foi introduzida na década de 1930 e envolvia a modificação do veículo para adicionar uma quinta roda na traseira que desceria até ao chão para facilitar o estacionamento.

Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários