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Peugeot e-208 está sendo vendido com duas opções de motor elétrico na Europa

Os europeus poderão escolher entre o motor antigo de 136 cv e o novo propulsor, mais eficiente e com 156 cv

Peugeot e-208 com novos motores

No passado, se o Peugeot 205, 206, 207 ou 208 ganhasse mais três cavalos de potência, havia um comunicado de imprensa sobre o assunto. Hoje em dia é diferente: como jornalista, você mesmo tem que descobrir se algo mudou.

Enquanto fazíamos a pesquisa para nossa lista dos dez carros elétricos mais acessíveis, notamos que o Peugeot e-208 está agora disponível em duas combinações motor-bateria: com a unidade conhecida de 100 kW (136 cv) mais a bateria de 50 kWh e também com o novo sistema da Stellantis, que consiste em uma unidade de 115 kW (156 cv) e uma bateria de 54 kWh.

  E-208 136 E-208 156
Propulsão FWD com 100 kW (136 cv) FWD com 115 kW (156 cv)
Torque 260 Nm 270 Nm
0-100 km/h / velocidade máxima 8,3 seg / 150 km/h 8,2 seg / 150 km/h
Consumo de energia WLTP 15,5-16,0 kWh/100 km 14,5–14,6 kWh/100 km
Bateria (bruta) / Alcance 50 kWh / 350–362 km 54 kWh / 396–398 km
Carga até 11 kW AC, até 100 kW DC até 11 kW AC, até 100 kW DC
Tempo de carregamento aprox. 5h05 min AC/30 min DC aprox. 5h30 AC/35 min DC
Preço base (versão) 35.350 euros / R$ 196.400 (Allure) 40.500 euros / R$ 225.100 (GT)

A tabela de comparação acima é interessante além do e-208 porque mostra onde estão as vantagens da nova combinação de baterias e motores da Stellantis: O consumo de energia é cerca de 1 kWh menor, apesar da potência maior. O desempenho do sprint, por outro lado, é quase idêntico.

Devido ao menor consumo de energia e à bateria de maior capacidade, o alcance é maior. Assim, o carro elétrico compacto chega agora a quase 400 km no melhor dos casos. Isto apesar do fato de que a variante mais potente só pode ser encomendada na versão superior GT, que tem rodas grandes de 17 polegadas e é presumivelmente mais pesada do que as versões mais baratas. A versão mais fraca, por outro lado, pode ser encomendada como Allure (35.350 euros) e como Allure Pack (36.650 euros).

Galeria: Peugeot e-208 (2023)

No final de setembro, a Peugeot informou que o e-208 teria o novo motor de 115 kW, mas manteria a antiga bateria de 50 kWh. Agora eles aparentemente mudaram de ideia: Em todo caso, a lista de preços atual a partir de 1 de janeiro de 2023 inclui agora duas variantes.

O Grupo Stellantis está aparentemente lançando passo a passo a nova combinação motor-bateria para sua linha elétrica. A mudança foi anunciada até agora para o DS 3 E-Tense e para o Opel Mokka Electric. O Opel Corsa-e, o Peugeot e-2008 e o Citroen e-C4 ainda têm o sistema antigo. Novos modelos como o Jeep Avenger, o Peugeot e-308 e o idêntico Opel Astra Electric receberão o novo sistema, enquanto outros recém-chegados como o Citroën e-C4 X receberão o antigo - possivelmente por razões de custo.

No Brasil, o Peugeot e-208 está sendo vendido na versão GT, a mais equipada, pelo preço sugerido a partir de R$ 221.990. Ainda não foi divulgado quando a opção pelo motor mais novo estará disponível por aqui. 

Dados técnicos do Peugeot e-208

Propulsão: Front-wheel drive com 1 E-motor
Potência do sistema / torque do sistema: 100 ou 115 kW / 260 ou 270 Nm
0-100 km/h / velocidade máxima: 8,2-8,3 seg. / 150 km/h
Consumo de energia WLTP: 14,5-16,0 kWh/100 km
Alcance da bateria / WLTP: 50 ou 54 kWh / 350-398 km
Carregamento: até 11 kW AC, até 100 kW DC
Tempo de carregamento: aprox. 5h05 resp. 5h30 min. com AC, 30 resp. 35 min. DC
Dimensões: 4.055 mm de comprimento / 1.745 mm de largura / 1.430 mm de altura / 2.540 mm de distância entre eixos
Bota: 265-960 litros
Preço base: 35.350 euros

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