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Stellantis inicia conversão para elétricos no Brasil em parceria com o SENAI

Retrofit de veículos comerciais a combustão para propulsão elétrica, com tecnologia que poderá se aplicar a outros modelos

Stellantis retrofit conversao veiculos eletricos (1)

Com o processo de transição para os carros elétricos, surgem muitas possibilidades, algumas delas ainda pouco exploradas por aqui, como o retrofit. A Stellantis, em parceria com o SENAI, está trabalhando em um projeto para viabilizar a conversão de veículos a combustão para a propulsão elétrica. 

O projeto, executado pelo SENAI A3 da Rota 2030, irá trabalhar com o retrofit de veículos comerciais leves novos e usados. E além da Stellantis, a iniciativa conta com a parceria das empresas Weg e FuelTech.

Galeria: Stellantis - retrofit veículos comerciais leves

O objetivo é oferecer uma solução de mobilidade com emissão zero e ao mesmo tempo assegurar a qualidade da conversão de veículos comerciais com os itens originais de fábrica, tornando os mais seguros e passíveis de homologação. 

Essa iniciativa, entre várias outras da Stellantis, está inserida no plano estratégico Dare Forward 2030, com foco na descarbonização das montadoras do grupo até tornar-se carbono neutra até 2038. 

A conversão dos veículos comerciais começou em 2022, com os modelos utilitários Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid. Na etapa atual, o trem de força a combustão é removido e na sequência é realizada a instalação do kit de conversão, junto com o pacote de baterias, que fica alojado no compartimento de carga para uma menor intervenção na estrutura do veículo. 

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Esses veículos elétricos convertidos serão testados nas ruas para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes. Isso possibilitará a coleta de dados para que se façam os ajustes necessários.

Segundo a Stellantis, a proposta é oferecer veículos elétricos acessíveis, destinados a profissionais com utilização urbana diária média de 100 quilômetros. A partir de abril, os veículos elétricos convertidos serão disponibilizados para clientes B2B selecionados.

“A Stellantis está na corrida para construir um negócio sustentável e lucrativo que promova a economia circular nos mercados em que operamos. Essa metodologia é mais um passo na direção da oferta de mobilidade sustentável e acessível, que é nossa prioridade”, disse o diretor dos Programas e Planejamento de Produtos da Stellantis para a América do Sul, Breno Kamei.

“Nesse momento, essa iniciativa está sendo desenvolvida apenas em frotas de veículos comerciais, mas a intenção é expandirmos para outros modelos, a fim de atender a todos os públicos nas próximas etapas”, acrescentou.