A GM está pensando em lançar uma inédita picape elétrica compacta, que ficaria posicionada (bem) abaixo da Silverado EV. A montadora norte-americana está de olho no segmento de picapes compactas há um tempo, e agora considera levar a eletrificação a esse segmento com preços mais acessíveis para ganhar participação de mercado. 

Para mostrar suas intenções, a GM mostrou um protótipo da futura picape elétrica compacta para alguns jornalistas em seu estúdio de design para 'veículos elétricos acessíveis' em Waren, Michigan. 

O portal Automotive News viu a novidade de perto e a descreveu como "futurista e esportivo". E isso é tudo, ao menos por enquanto. A GM não divulgou nenhuma informação sobre nome, especificações ou mesmo cronograma de produção e vendas, mas tudo indica que o modelo será da marca Chevrolet.

Galeria: Chevrolet Montana Premier 2023

A montadora norte-americana está desenvolvendo uma picape elétrica com duas portas, que terá porte menor que as recentes Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz, por exemplo. Esse segmento de mercado se mostrou bastante promissor e a GM não quer ficar de fora. 

Esta futura picape elétrica faz parte da linha de veículos elétricos acessíveis da GM, que terão preços inferiores a US$ 30.000 (R$ 156.000) nos Estados Unidos. A imprensa adianta que o modelo terá uma caçamba medindo algo entre 1,20 e 1,37 metro de comprimento e uma linha de teto baixa. 

Embora a GM não tenha divulgado nenhuma foto oficial, imagens de marketing atrás da picape mostraram clientes usando-a para atividades recreativas, como surfar.

"Estamos criando isso para obter uma reação e, em seguida, tentar modificá-la ou seguir em frente. O que funciona? O que não funciona? O que é esperado? A acessibilidade é a parte fundamental disso, e há muitas maneiras diferentes de abordá-la."

Michael Pevovar, diretor de design acessível de EV e crossover da Chevrolet

O executivo acrescentou que a GM confia fortemente no feedback dos clientes à medida que planeja e projeta veículos elétricos acessíveis. Pevovar avaliou que a picape pode ser muito pequena para alguns compradores, e se esse for o feedback, a GM poderia torná-la um pouco maior. 

Resta saber como será a aceitação de uma picape elétrica com duas portas e porte compacto nos Estados Unidos. Por lá, modelos como Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz, de quatro portas e maiores, têm feito sucesso entre os compradores. Nesse caso, a picape da Chevrolet ainda não tem um concorrente direto, pelo menos até o momento.