Não é novidade que a BYD tem planos ambiciosos para a Europa, onde pretende não apenas vender veículos elétricos, mas também se estabelecer como um grande produtor local de automóveis.
Depois de apresentar três veículos elétricos para o Velho Continente (Tan, Han e Yuan Plus), a montadora chinesa tem como objetivo descentralizar a produção na Europa. E para colocar o plano em prática, precisa de um local para estabelecer sua fábrica.
No caso, uma das possibilidades é a compra da fábrica que pertence à Ford e fica em Saarlouis, no oeste da Alemanha. Um local histórico para a montadora norte-americana, que há muitos anos produz o Ford Focus por lá.
A matéria publicada pelo norte-americano Wall Street Journal também mencionou que os executivos da Ford estariam prontos para viajar para a China no decorrer da próxima semana para selar um acordo.
Diante desse movimento, fica uma dúvida: por que a Ford abriria mão de uma fábrica tão importante e estratégica?
Entre as respostas, podemos supor que esteja a já anunciada aposentadoria definitiva do Ford Focus, prevista para 2025, ou seja, daqui a cerca de dois anos. Com isso, o Oval Azul poderia se dedicar com afinco aos veículos elétricos de passageiros e comerciais leves.
Líder mundial na produção de veículos eletrificados (elétricos + híbridos plug-in), a montador chinesa pretende se estabelecer em várias regiões do mundo, e a Europa será crucial nesse processo. No entanto, a matéria do Wall Street Journal também informou que, além da BYD, haveria outros 15 investidores de olho na mesma fábrica.
No Brasil, a BYD também negocia a instalação de fábricas, tanto para a produção de automóveis, quanto para caminhões e ônibus, além de baterias para veículos elétricos, inclusive, para atender ao mercado externo.
Fonte: InsideEVs Itália
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford traça meta para picape elétrica "revolucionária": custo das chinesas
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
CEO da Ford dirige carro elétrico da Xiaomi no dia a dia: "é fantástico"
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Ford negocia retorno à Índia com fábrica de veículos elétricos