A BYD anunciou recentemente que fará grandes investimentos no Brasil. Nesse cenário, começam a surgir boas possibilidades, como a instalação de uma futura unidade da empresa chinesa no estado do Paraná. 

A agência de notícias do estado divulgou uma nota onde relata uma reunião entre o vice-governador Darci Piana e o presidente da BYD, Tyler Li, e demais autoridades. O encontro aconteceu em Curitiba, no Palácio Iguaçu.

Em atividade no Brasil desde 2014, a BYD começou a vender automóveis no país no ano passado e se prepara para aumentar sua presença local por meio de várias iniciativas. No caso em questão, a discussão é sobre o estado da região Sul sediar uma unidade de produção de controladores e motores para os veículos elétricos e híbridos plug-in da montadora.

Piana destacou que o estado é um importante centro logístico e conta com bons diferenciais para a instalação de indústrias como a BYD.

“Mostramos a potencialidade do nosso Estado, que é um ponto central dentro do Mercosul e está sendo transformado, pelo governo, em um centro logístico para atender toda a América do Sul”, disse.E

“A BYD é uma das maiores multinacionais do mundo, que já tem operações no Brasil, inclusive no Paraná, e que agora avalia trazer outros investimentos ao Estado, e toda a estrutura que eles são capazes de produzir”, salientou o vice-governador.

“Estamos em diálogo com a empresa e vamos dar continuidade às tratativas para conseguir oficializar sua instalação no Estado”.

BYD Yuan Plus EV

E o local para a instalação da unidade de produção da BYD é a planta que fica em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, onde ficava a linha de produção da Stellantis, que fabricava motores para veículos da Fiat.

Em outra frente, a montadora chinesa negocia com o governo da Bahia a instalação de um polo industrial em Camaçari (BA), na antiga fábrica da Ford, para a produção de veículos elétricos, ônibus e caminhões, além de baterias.

BYD Song Plus DM-i 2023 - movimento

A BYD está presente no Brasil desde 2014, onde produz módulos fotovoltaicos e chassis para ônibus elétricos, bem como baterias para veículos elétricos comerciais. Desde o final do ano passado, a gigante chinesa passou a comercializar veículos elétricos de passeio no país, como o Tan, Han, D1 e o híbrido plug-in Song - o mais recente é o BYD Yuan Plus, um SUV elétrico de porte médio que está sendo lançado em diversos mercados globais. 

Fonte: Aen Paraná