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Toyota Hilux será convertida em picape elétrica para uso em mineração

Ao todo, serão convertidas 8.500 unidades da picape e do SUV Land Cruiser

Hilux EV

Empresa australiana especializada na conversão para eletrificação em grande escala, a SEA Electric confirmou recentemente que transformará os modelos Hilux e Land Cruiser, da Toyota, em utilitários puramente elétricos. Ao todo, diz a fabricante, cerca de 8.500 unidades trocarão a propulsão tradicional por conjuntos EVs. A ideia é que os veículos sejam convertidos para uso na indústria de mineração.

Os trabalhos estão sendo realizados em parceria com especialistas da MEVCO, empresa que presta serviços de frota para o setor. Ao todo, mais de US$ 700 milhões estão sendo investidos. Veículos elétricos são bastante procurados para uso em minas, já que as condições severas da atividade impõem uso no subsolo, espaços apertados e mal ventilados (ambientes nada favoráveis para carros tradicionais a combustão). Além disso, os EVs liberam menos calor e geralmente são mais confiáveis nessa aplicação.

SEA Electric - Toyota Hilux

As picapes Hilux e os SUVs Land Cruiser estarão disponíveis com tração 4x2 ou 4x4 e terão dois tamanhos de bateria - 88 kWh ou 60 kWh. No primeiro caso, a autonomia será de 380 km, enquanto no segundo chegará aos 260 km. O sistema instalado será de média tensão e dispensará o gerenciamento térmico ativo das baterias, facilitando manutenção e reduzindo custos.

Segundo dados da empresa, a carga vai de zero a 80% em menos de uma hora. O motor elétrico entregará 182 cv de potência e 71,4 kgfm de torque máximo. A garantia das baterias será de 5 anos.

"Esta é uma parceria fundamental para a indústria de mineração. Isso permite que a tecnologia para comerciais pesados e leves seja comercializada em uma escala que faz sentido para as necessidades sob medida do setor de mineração. A arquitetura exclusiva da SEA Electric é perfeitamente adequada para a tarefa, com as características de alto torque do sistema, ideais para o propósito", disse p CEO da MEVCO, Matt Cahir. 

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