page ad skin

Carro elétrico da Xiaomi 'vaza' em fotos divulgadas na internet

O primeiro modelo da gigante chinesa deve se chamar MS11; terá condução autônoma avançada e chegará em 2024 (na China)

Primeiras fotos carro elétrico Xiaomi

A Xiaomi vem estudando sua entrada na indústria automotiva há algum tempo. O gigante chinês da eletrônica e smartphones deu o pontapé inicial em seus planos para um lançar carro elétrico em 2021, com a criação de uma divisão dedicada a esta missão. 

Desde então, tem havido constantes rumores sobre as características e a aparência do primeiro modelo do novo fabricante, sem nunca encontrar confirmação definitiva. Nos últimos dias, no entanto, um sensacional vazamento na rede social Weibo parece ter revelado a forma do primeiro Xiaomi sobre rodas.

Aerodinâmico e esportiva

As fotos vazadas na rede não estão em alta definição, mas já fornecem inúmeros detalhes sobre como será o modelo de produção há muito esperado, que poderia estrear no mercado chinês no início de 2024. O que chama imediatamente a atenção é a placa de número, que mostra as iniciais MS11, o possível nome do modelo.

O visual elegante do sedã lembra vagamente o BYD Seal, de tal forma que não se pode descartar que os dois fabricantes tenham colaborado no projeto do modelo. Afinal, espera-se que o MS11 receba tanto a bateria Qilin da CATL como as baterias Blade da BYD num futuro próximo.

Os faróis dianteiros são semelhantes aos das últimas McLarens, enquanto o teto panorâmico de vidro acomoda o LiDAR, o 'olho' dos sistemas de direção autônomos. Também são dignas de nota as grandes rodas de liga leve e as pinças amarelas Brembo que sugerem uma configuração bastante esportiva para esta versão. Mas ainda não temos especificações precisas para os motores, exceto que as unidades elétricas serão desenvolvidas internamente pela Xiaomi.

Hi-tech e "para todos

Já que estamos falando de Xiaomi, é claro que se espera tecnologia de ponta para o interior. Por enquanto, no entanto, não há previsões e a impressão é que teremos que esperar por informações oficiais (e fotos) antes de analisar os itens e tecnologias do modelo na íntegra.

Um equipamento que, como visto com a presença do LiDAR, também será fortemente orientado para a condução autônoma, tendo a Xiaomi dedicado uma divisão especializada chamada Xiaomi Automobile Technology..

Resta saber, entretanto, se esses sistemas estarão em todos os modelos ou apenas nas variantes mais caras. 

De acordo com rumores dos últimos meses, a lista de preços seria bastante "popular" e poderia estar entre US$ 15.000 e US$ 45.000, com o objetivo de produzir 150.000 unidades por ano a partir de 2024, subindo para 300.000 nos anos seguintes. E na mira também poderia estar a Europa, um terreno cada vez mais fértil para os fabricantes do gigante asiático.