O terceiro modelo da Zeekr está aparentemente perto do lançamento. As fotos postadas no Twitter pela empresa-mãe Geely foram retuitadas pela Zeekr. Na identificação do modelo ligeiramente camuflado, "Zeekr 3rd" representa o terceiro modelo da marca.
O novo modelo é aparentemente um carro compacto. De acordo com o CnEVPost, ele provavelmente se chamará Zeekr 003 e será revelado no Salão de Xangai, em abril. O carro vem na crossover elétrico Zeekr 001 de quase cinco metros de comprimento, que está programado para chegar à Europa este ano, e a van de 5,21 metros de comprimento chamada Zeekr 009, que é vendida na China desde novembro.
Depois que as imagens se espalharam nas mídias sociais da China, um executivo da Geely declarou que era o terceiro modelo da Zeekr, mas não necessariamente se chamaria Zeekr 003. O modelo ainda não aparece no catálogo de modelos do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT); portanto, os dados ainda não são conhecidos.
A imprensa chinesa informou que o novo modelo da Zeekr será baseado na Arquitetura de Experiência Sustentável (SEA) da Geely e será semelhante ao Smart# 1. O primeiro modelo da joint venture entre Geely e Mercedes também é baseado na SEA e tem comprimento de 4,27 metros e distância entre eixos de 2,75 metros.
Com essas dimensões (mas provavelmente uma altura significativamente menor do que o Smart #1), o novo carro elétrico poderia ser um rival para modelos como o VW ID.3, o Renault Megane E-Tech e o MG4 Electric. Na verdade, o recém-chegado Zeekr se assemelha ao ID.3 na visão lateral como é possível ver nas fotos abaixo:
No interior, o carro elétrico recém-chegado da China deve se assemelhar ao Zeekr 001 e 009. Assim, teria que haver uma pequena tela de instrumentos em formato paisagem e uma tela sensível ao toque "flutuante" para o sistema de informação e entretenimento.
A marca Zeekr foi fundada em março de 2021 e o primeiro modelo apresentado em abril. De acordo com o configurador chinês, o Zeekr 001 é oferecido em quatro variantes: com tração traseira de 200 kW e bateria de 100 kWh, com tração integral de 400 kW e bateria de 86 kWh, bem como em duas variantes de equipamentos com a bateria grande e tração nas quatro rodas. O Zeekr 009, por outro lado, só está disponível em duas versões com baterias de 116 e 140 kWh. Ambos têm a tração integral de 400 kW (novamente de acordo com o configurador).
A Zeekr entregou quase 72 mil veículos no ano passado; uma vez que apenas o Zeekr 001 está disponível até o momento, todas as entregas foram contabilizadas por este modelo.
No início de 2023, o CEO da Zeekr, Andy An, disse na feira de eletrônicos CES que as vendas devem dobrar para cerca de 140.000 veículos em 2023, o que poderia ser alcançado com dois novos modelos. Especialmente um compacto como o Zeekr 003 poderia aumentar os números de vendas. Porque os preços provavelmente serão muito mais baixos em relação aos irmãos maiores Zeekr 001 e 009.
Fonte: Zeekr auf Twitter, CnEVPost
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely supera BYD e lança sistema híbrido com autonomia de até 2.390 km
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Geely terá sistema híbrido com 2.000 km de alcance para peitar a BYD
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
Geely revela carro elétrico urbano 'estiloso'; rival do BYD Dolphin
Xiaomi apresenta sistema de propulsão de 2.054 cv e suspensão ativa
Aegis Lithium: Bateria à "prova de balas" da Geely desafia Blade da BYD