A China se tornou a grande potência global na produção de veículos elétricos. E enquanto os mercados ocidentais ainda discutem em que ritmo acontecerá a transição energética, o gigante asiático apresenta números impressionantes de vendas. Os emplacamentos de modelos elétricos e híbridos plug-in fecharam 2022 com um novo recorde histórico.
Em meio a dificuldades logísticas, escassez de matérias primas e até mesmo bloqueios por conta da Covid, a China conseguiu acelerar as vendas no ano passado, atingindo o novo recorde de 5.924.421 emplacamentos de carros elétricos a bateria e híbridos plug-in em 2022, um crescimento robusto de 83% sobre o ano anterior.
A participação de mercado dos modelos plug-in (que vão tomada), atingiu 30% do mercado automotivo chinês, o melhor resultado histórico.
Um dado interessante é que a maior parte das vendas desse segmento são de carros elétricos a bateria (BEV): foram 4,35 milhões de unidades vendidas no ano passado, um avanço de 75% na comparação com 2021, enquanto os híbridos plug-in (PHEV) emplacaram 1,58 milhão, um crescimento de 114% na comparação ano o ano.
Com base no amplo mercado interno, as montadoras locais são destaque no top 10 dos modelos mais vendidos, deixando as estrangeiras em posição secundária. Como maior fabricante mundial de veículos plug-in, a BYD é onipresente no top 10, com seis modelos entre os dez mais vendidos no gigante asiático.
Fonte: FCO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Leapmotor bate recorde no 3º trimestre e mira 250 mil veículos em 2024
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul