Da China, o carro elétrico barato está pronto para o mercado internacional
Versão 'premium' do MINI EV, o MG Air EV irá competir no mercado internacional com preço acessível
![wuling-air-ev](https://cdn.motor1.com/images/mgl/8APm7M/s3/wuling-air-ev.jpg)
A principal barreira para a popularização do carro elétrico é o preço, e a China sabe muito bem disso. Quem acompanha as notícias do segmento, já deve saber que por lá estão à venda alguns dos modelos de zero emissão mais acessíveis de todo o mercado automotivo global.
E um grande exemplo de como um carro elétrico barato pode mudar o mercado é o MINI EV. Produzido pela joint venture SAIC-GM-Wuling, o micro carro urbano estabeleceu um novo padrão de vendas na China. Ele já vendeu mais de 700.000 unidades desde o seu lançamento, há cerca de quatro anos, e serviu de base para dois novos modelos: o Baojun KiWi EV e o Wuling Air EV.
Galeria: Wuling Air EV
Este último, foi apresentado há alguns meses na Indonésia e já teve a produção confirmada por lá, onde será vendido a partir de 2023. Mas o salto para o mercado internacional se dará com a marca MG e o modelo rebatizado como MG Air EV, que chegará também ao mercado indiano, onde será apresentado em janeiro.
O Air EV adota a nova linguagem de design global de Wuling, incluindo o logotipo global silver. Os destaques de estilo incluem os faróis baixos, DRLs integrados em uma barra horizontal que vai de uma extremidade à outra, e uma traseira vertical que replica o design do conjunto ótico visto na frente.
![Wuling Air EV](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Construído sobre a plataforma GSEV (Global Small Electric Vehicle), o MG Air EV mede 2.972 mm de comprimento, 1.506 mm de largura e 1.630 mm de altura e tem espaço para quatro passageiros.
Posicionado acima do Mini EV, o Wuling Air EV será impulsionado por um motor elétrico dianteiro com potência entre 30 e 50 kW, o suficiente para uma velocidade máxima de 100 km/h. O motor é alimentado por uma bateria fosfato-ferro-lítio com 28 kWh de capacidade que promete até 300 km de autonomia.
O preço oficial na Índia ainda não foi revelado, mas a imprensa local especula que o micro carro elétrico custará em torno de 11.000 euros, valor próximo ao cobrado por outro carro elétrico que já está vendido no país, o Tata Tiago (a partir de 10.700 euros).
O MG Air EV será produzido na fábrica de Cikarang em Java Ocidental para os mercados regionais - o país do sudeste asiático é o único local fora da China onde a SGMW tem uma fábrica e forte presença.
Depois do muito bem sucedido Hong Guang Mini EV e do novo Nano EV lançado no ano passado, o terceiro microcarro elétrico da Wuling é primeiro veículo elétrico da marca pensado como um modelo global. Será que o modelo urbano irá emplacar em outros mercados além da China?
RECOMENDADO PARA VOCÊ
![alt](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Brasil vende mais eletrificados plug-in que o resto da América Latina
![alt](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Troca de bateria do Nissan Leaf usado: até 500 km de autonomia
![alt](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Brasil: Importações de carros elétricos crescem 108% e afetam comércio
![alt](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
BYD Yuan Plus 2025: facelift traz novo design e mais equipamentos
![alt](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
BYD Song Pro ultrapassa Renegade e Corolla Cross em vendas no Brasil
![alt](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
BYD Dolphin Mini 2025: facelift trará novo design e mais tecnologia
![alt](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Impostos para carros a combustão: solução para incentivar elétricos?