A Toyota vai aumentar suas opções de carros elétricos a bateria, se apoiando inicialmente na divisão de luxo Lexus. O novo CEO da Toyota, Koji Sato, falou nesta segunda-feira (13) sobre a estratégia da montadora, que dará maior ênfase à mobilidade elétrica, mas ainda se apoiará em outras alternativas de propulsão, como híbridos e a hidrogênio.
Segunda a reportagem da Reuters, a nova diretriz, que na verdade não significa uma mudança tão radical assim nos planos, terá ênfase na Lexus, com a meta atingir o patamar de vendas de 1 milhão de carros elétricos por ano até 2030, se transformando em uma marca totalmente elétrica a partir de 2035.
Na verdade, a fala de Sato, que assumirá o cargo de número 1 da Toyota a partir de 1º de abril, acontece justamente quando a montadora japonesa se esforça para rebater os críticos que apontam uma lentidão da empresa frente a uma transição mais rápida para os veículos elétricos a bateria.
No entanto, Sato disse que: "Esta não é uma guinada para os carros elétricos a bateria", acrescentando que grande parte do problema resultou de falha na "comunicação" sobre a estratégia da Toyota.
Enquanto isso, o próprio Akio Toyoda, ex-presidente e neto do fundador da Toyota, apoia as mudanças propostas por seu sucessor:
"A nova equipe do próximo presidente Sato tem a missão de transformar a Toyota em uma empresa de mobilidade. Ele tem jovens companheiros de mentalidade semelhante. Espero que esta nova equipa ultrapasse os limites que não posso ultrapassar."
A Toyota foi pioneira na popularização dos carros híbridos com o Toyota Prius e diz que esse tipo de propulsão ainda faz sentido para muitos motoristas, principalmente em mercados onde a infraestrutura não está pronta para a adoção em massa dos 100% elétricos, como o Brasil. Além disso, também defendeu o desenvolvimento de carros movidos a hidrogênio para o futuro.
O executivo disse que a montadora japonesa iria manter a meta anterior de vender 3,5 milhões de veículos elétricos a bateria até 2030. Além disso, anunciou que mais detalhes sobre a estratégia atualizada serão revelados em abril, quando sua equipe assumir.
De uma forma geral, a Toyota pretende enfatizar seus processos de engenharia e de produção para construir carros elétricos com custo mais baixo. Nesse processo, está o desenvolvimento de uma nova plataforma EV, que representará o cancelamento de alguns projetos anunciados anteriormente.
Outro ponto que a montadora pretende usar a seu favor, para reduzir a distância em relação a outras montadoras em termos de veículos elétricos, é a bateria de estado sólido, tecnologia que promete ser um ponto de inflexão no custo dos carros elétricos, em comparação com os modelos a combustão.
Fonte: Reuters
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