Chery irá anunciar fábrica de carros elétricos na Argentina
Investimento total de US$ 400 milhões em duas etapas com produção anual de 100.000 veículos até 2030
Pouco a pouco, a América Latina começa a avançar em termos de projetos industriais para a mobilidade elétrica. Nos últimos dias, saiu a notícia de que a Chery Automobile anunciou um plano de investimento na Argentina para construir uma fábrica de veículos elétricos.
Segundo relatado pela embaixada da Argentina na China, o plano contempla um investimento de US$ 400 milhões, será executado em duas etapas e a Chery teria oficializado o investimento em 15 de fevereiro, em uma reunião on-line com o embaixador Sabino Vaca Narvaja e José Ignacio De Mendiguren, secretário da indústria e desenvolvimento produtivo da Argentina.
O objetivo da Chery é estabelecer um centro regional de produção de carros elétricos (e provavelmente híbridos também) na Argentina, inclusive, com fornecimento de baterias EV produzidas localmente.
Nesse ponto, a empresa chinesa Gotion High-tech já firmou um acordo para instalar uma fábrica de baterias no país sul-americano, que vale lembrar, possui amplas reservas de lítio.
A embaixada cita que a futura instalação argentina irá ampliar a cobertura na região da América Latina, juntamente com a fábrica brasileira, operada pela Caoa Chery e localizada em Anápolis (GO), onde produz o Chery Tiggo 5 e Tiggo 7, ambos híbridos-leves.
A fabricante chinesa anunciou uma parceria estratégica com a empresa de mineração argentina JEMSE no ano passado para construir uma fábrica de baterias em Jujuy, no norte do país. Além de atender à Chery, as baterias produzidas localmente também serão exportadas para a Alemanha, Índia, EUA, Espanha e Vietnã, de acordo com a Gotion.
Narvaja acrescentou que uma delegação de Chery visitará a Argentina nos próximos dias para finalizar os detalhes de seu próximo projeto no país. Além disso, o embaixador disse que Sergio Massa, ministro argentino da economia, se reunirá esta semana com representantes da indústria automotiva para discutir o estabelecimento de dois fabricantes de automóveis, um dos quais receberá investimento da Chery.
Ainda que esteja passando por uma profunda crise econômica, a Argentina é considerada estratégica na transição energética. Além da abundância de lítio, fundamental para a produção de baterias para carros elétricos, o país já exerceu um importante papel como hub automotivo na região e poderá exportar carros elétricos para o Brasil, entre outros países.
Fonte: Digitimes ,Globaltimes
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Honda e Nissan estudam fusão para criar gigante automotivo
Chery apresenta bateria que recupera 400 km de alcance em 5 minutos
Huawei revela novo carro elétrico que também funcionará com gasolina
Novo Chery Tiggo 9 PHEV, já registrado no Brasil, tem início de vendas na China
Parcial de dezembro: vendas de eletrificados avançam 43% no Brasil
BYD e Chery: conversas avançadas para fábricas de carros elétricos na Turquia