"Euro 7 vai aumentar o preço dos carros": alerta Volkswagen
Risco de aumentos de preços de "vários milhares de euros". Quem explica é Massimo Nordio, executivo da VW Itália
A Euro 7, a nova norma de emissões para veículos proposta pela Comissão Europeia, que entrará em vigor em 1 de julho de 2025, ainda provoca discussões. Recebida com ressalvas pela indústria automotiva, porque desviaria parte do investimento destinado à eletrificação antes de 2035, a regulamentação agora é alvo de críticas por parte da Volkswagen.
É Massimo Nordio (vice-presidente do Grupo de Relações Governamentais e Assuntos Públicos da VW Itália) que critica a escolha de Bruxelas, durante uma audiência no Comitê de Políticas da UE. O pedido é claro: adiar a operação por pelo menos um ano e meio, caso contrário, haverá também problemas para os motoristas.
Massimo Nordio, vice-presidente do Grupo de Relações Governamentais e Assuntos Públicos da Volkswagen Itália
Ampliar o prazo
O problema não é a adaptação à norma Euro 7", explica Nordio, "mas o timing".
"Acreditamos que é irrealista chegar a uma oferta de produtos em conformidade em 1 de julho de 2025. O prazo para atingir este objetivo deve ser adiado pelo menos até o final de 2026".
E isto é um conjunto de estratégias da Volkswagen, que "fez uma escolha clara sobre a mobilidade elétrica, para alcançar neutralidade de emissões até 2050". O Grupo é de fato "a favor do princípio de tornar os carros menos impactantes", mas acredita que "as regras precisam ser revistas".
Preços em risco
Correr muito rápido criaria, segundo o executivo, um verdadeiro 'problema industrial': 'Como não estamos prontos para atender aos novos padrões', ele continua, 'teremos que reduzir a oferta, com o risco de cortes na produção. Portanto, haverá um problema ambiental e um problema social".
Então os motoristas pagariam a conta (literalmente): "As atualizações para atender às regras da Euro 7 levarão a um aumento do custo industrial e, portanto, do custo de compra de vários milhares de euros. Como resultado, as famílias adiarão a compra de carros novos, o que atrasará a renovação da frota de veículos italianos, que é notoriamente antiga", conclui Nordio.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen terá ajuda da Rivian para fazer novo Golf elétrico
Guia de Etiqueta para Carregamento de Carros Elétricos
Volkswagen planeja nova geração de carros elétricos na China
Entenda porque a reciclagem de baterias é questão de sobrevivência
VW ID.Polo: carro elétrico barato chega em 2025 para "ajudar" a marca
Ford alerta: "sociedade ainda não está pronta para carros elétricos"
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian