A VWCO deu um passo importante ao apresentar nesta semana o primeiro caminhão de corrida com propulsão híbrida do mundo, o VW Meteor Mission Zero, que estreará na próxima etapa da Copa Truck no domingo (19), na pista de Goiânia.
Nós estivemos no evento de apresentação, onde a VWCO afirmou que este é apenas um dos primeiros passos de uma jornada que tem como objetivo zerar a emissão de carbono desse caminhão. Ou seja, ele continuará recebendo uma série de inovações - o desenvolvimento foi possível graças a parceria entre a Volkswagen Caminhões e Ônibus, CBMM, Ciser, Giaffone Electric e R9 Competições.
O caminhão que será pilotado por Felipe Giaffone na Copa Truck, um dos mais importantes circuitos de automobilismo do país, estará na competição que servirá como laboratório em que novas tecnologias serão exploradas e testadas em condições extremas, com foco em eficiência energética, segurança, otimização de peso e neutralização das emissões de carbono.
O destaque do VW Meteor Mission Zero é o trem de força híbrido, com um motor elétrico trabalhando em conjunto com o propulsor a diesel. A integração eletrônica do veículo utiliza de forma inteligente e sincronizada ambos os sistemas de tração (elétrica e combustão), junto com um sistema de regeneração de energia durante a frenagem, conhecido como Kers, para recarregar as baterias.
“A Volkswagen Caminhões e Ônibus demonstra, mais uma vez, seu pioneirismo no desenvolvimento de novas tecnologias, apoiando tecnicamente essa iniciativa que busca o avanço da categoria Copa Truck rumo à neutralização das emissões de carbono dos veículos, promovendo uma competição mais sustentável”, explica Luciano Cafure, diretor de Marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
O caminhão híbrido da VWCO inaugura uma nova era no cenário do automobilismo mundial, se adiantando em termos de tecnologias que ainda estão sendo discutidas em termos globais.
Outro parceiro de peso é o CBMM, que trabalha para aprimorar a utilização do nióbio nas baterias, um material que confere mais resistência, leveza e segurança, tornando o caminhão ainda mais competitivo.
Também faz parte da jornada tecnológica a possibilidade de adoção de materiais nanocristalinos (ligas que, com o Nióbio, adquirem um conjunto único de propriedades eletromagnéticas) aplicáveis à eletroeletrônica e em componentes para o carregamento com maior eficiência energética.
A VWCO foi pioneira no Brasil ao lançar o primeiro caminhão 100% elétrico desenvolvido no país, e continua atuando em outras frentes, rumo à emissão zero. Quem quiser conferir a estreia do VW Meteor Mission Zero híbrido é só ficar ligado na Copa Truck, que acontece no próximo domingo (19).
Com Carlos Costa
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv