A Porsche estima que os novos clientes terão que esperar entre seis e nove meses para receberem seus modelos Taycan, disse ontem o CEO Oliver Blume após a reunião anual geral da empresa.
Os atrasos são causados por fatores complexos, incluindo a geopolítica e a pandemia, que afetaram as vendas da Taycan no ano passado. A Porsche entregou 34.801 unidades em 2022, menos 16% do que no ano anterior.
Blume disse que a invasão russa da Ucrânia suspendeu a produção da Taycan por "várias semanas" no ano passado. "Cem por cento de todos os chicotes para a Taycan vieram da Ucrânia", disse o executivo em uma chamada à imprensa após o relatório de lucros da empresa em 2022, em 13 de março.
Outra causa importante para a diminuição da produção e entregas da Taycan no ano passado foi representada por paralisações relacionadas à COVID na China, que é uma das principais fontes de semicondutores. Dito isto, o CEO da Porsche observou que o fabricante de automóveis está trabalhando em torno dos gargalos de fornecimento e espera entregar pelo menos 40.000 unidades da linha Porsche Taycan em todo o mundo este ano.
"Temos um banco de pedidos muito forte, uma entrada de pedidos muito forte neste momento. Mas temos que administrar a escassez da cadeia de abastecimento", disse o CFO Porsche Lutz Meschke na chamada, de acordo com a Automotive News.
As entregas da Porsche Taycan no ano passado ultrapassaram o Panamera (34.142 entregas) e 718 (18.203), mas ficaram atrás do 911 (40.410), Macan (86.574) e Cayenne (95.604). Em 2021, o Taycan superou o 911 com 41.296 vendas contra 38.464, respectivamente. Para este ano, a Porsche espera vender pelo menos o mesmo número de Taycans que em 2021 - no Brasil, a Porsche emplacou 231 unidades do Taycan em 2022.
Em novembro de 2022, o 100.000º Taycan foi construído nas instalações de Zuffenhausen na Alemanha, pouco mais de três anos desde o início da produção do primeiro carro elétrico da Porsche.
A montadora estabeleceu a meta de entregar mais de 80% de seus novos veículos como modelos totalmente elétricos em 2030. Para isso, a Porsche lançará vários novos BEVs, incluindo o Macan EV (2024), 718 Cayman e Boxster (2025), Cayenne EV (2026) e um carro-chefe SUV com o codinome "K1" (2027).
Além disso, a Porsche iniciou ontem o programa "Road to 20" para garantir sua meta de lucro a longo prazo. Mais especificamente, a empresa visa um retorno operacional sobre as vendas de mais de 20% a longo prazo em todas as suas operações.
Fonte: Porsche via Automotive News
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