O Hyundai Ioniq 5 teve o lançamento confirmado para o Brasil. Durante um evento em São Paulo (SP) no começo de março, onde a Caoa Hyundai anunciou novidades e outros modelos para o nosso mercado, o carro elétrico 'puro' da montadora coreana foi anunciado com estreia marcada para 2024.
No entanto, a Caoa Hyundai se limitou a confirmar a vinda do Ioniq 5, não liberando detalhes sobre a data exata de lançamento ou versões e opções de powertrain que serão oferecidos por aqui.
Apresentado em 2021, o Ioniq 5 é o responsável pela estreia não apenas da nova submarca Ioniq, mas também da nova plataforma dedicada E-GMP com um sistema elétrico de 800 volts e função de carregamento externo, na qual todos os próximos veículos elétricos Hyundai IONIQ e também da família Kia nascerão, entre eles o Kia EV6, que deve chegar ao Brasil no segundo semestre.
Veja abaixo as opções de bateria e powertrain do Ioniq 5 nos mercados globais:
Bateria | Tração | Potência | Torque | 0-100 km/h |
58 kWh | Traseira | 170 CV | 35,7 kgfm | 8"5 |
58 kWh | Integral | 217 CV | 61,7 kgfm | 6"1 |
72,6 kWh | Traseira | 235 CV | 35,7 kgfm | 7"4 |
72,6 kWh | Integral | 306 CV | 61,7 kgfm | 5"1 |
Com um design de linhas retas e vincos bem definidos, o Hyundai Ioniq 5 tem aparência moderna e robusta. Ele tem todo o jeitão de hatchback, mas na verdade pode ser considerado mesmo um SUV compacto, dada a sua proposta, porte (4,63 metros de comprimento e 3,0 metros de entre-eixos) e altura de rodagem.
Já o interior segue a atmosfera minimalista, como na parte externa, mas a tecnologia a bordo é um destaque. Como padrão nos carros elétricos atuais, há duas telas frontais de 12", uma para a instrumentação e outra para o sistema de informação e entretenimento.
Além das telas grandes no painel, o Ioniq 5 apresenta um ambiente interno com tons claros e naturais, em que os revestimentos são feitos com materiais reciclados ou de origem vegetal.
Durante a avaliação pelo nosso time InsideEVs Alemanha, o Hyundai Ioniq 5 agradou pelo visual, espaço interno e no porta-malas (mais de 500 litros), tecnologia à bordo, prazer ao dirigir e carregamento rápido (até 350 kW) - 10 a 80 por cento em apenas 18 minutos em condições ideais e potência máxima.
A autonomia máxima é de 384 km pelo ciclo WLTP para a bateria menor e até 507 km WLTP para o acumulador de maior capacidade, segundo os dados divulgados pela Hyundai.
O premiado Hyundai Ioniq 5 triunfou no prestigiado "World Car Awards 2022": O carro elétrico foi nomeado "World Car of the Year", "Electric Vehicle of the Year" e "Car Design of the Year". Os resultados foram anunciados em uma cerimônia no New York International Auto Show (NYIAS) no ano passado.
O Hyundai Ioniq 5 foi testado pelo Euro NCAP e recebeu a nota máxima na classificação geral de segurança com 5 estrelas. Os resultados são muito sólidos, com 88% de pontuação para Ocupantes Adultos, 86% de pontuação de Ocupantes Infantis e 88% de pontuação para o quesito Assistência de Segurança, com 63% de segurança para pedestres.
Recheado de tecnologia e com bons atributos, o Hyundai Ioniq 5 irá encarar rivais como o 'primo' Kia EV6, que deve chegar no segundo semestre e também o Renault Megane E-Tech, confirmado para algum momento deste ano, provavelmente ainda no primeiro semestre de 2023.
Ainda é cedo pra falar de preços, mas apenas para referência, na Europa o carro elétrico da Hyundai custa a partir de 43.000 euros (R$ 243.700) em média, dependendo do mercado e sem considerar os incentivos e bônus. Nos Estados Unidos, o valor base é de US$ 41.450 (R$ 217.900).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lista: 5 SUVs elétricos pelo mesmo preço do Hyundai Ioniq 5
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Hyundai Ioniq 5 elétrico é lançado no Brasil por R$ 394.990
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Hyundai Ioniq 5 já aparece no site oficial: lançamento no Brasil em breve
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Hyundai Ioniq 5 elétrico é o próximo lançamento da marca no Brasil