page ad skin

Hyundai Ioniq 5 está confirmado para o Brasil em 2024; o que esperar?

Primeiro carro elétrico 'puro' da Hyundai se destaca em tecnologia, eficiência e espaço interno

Hyundai Ioniq 5 (2021) - movimento destaque

O Hyundai Ioniq 5 teve o lançamento confirmado para o Brasil. Durante um evento em São Paulo (SP) no começo de março, onde a Caoa Hyundai anunciou novidades e outros modelos para o nosso mercado, o carro elétrico 'puro' da montadora coreana foi anunciado com estreia marcada para 2024.

No entanto, a Caoa Hyundai se limitou a confirmar a vinda do Ioniq 5, não liberando detalhes sobre a data exata de lançamento ou versões e opções de powertrain que serão oferecidos por aqui.

Hyundai - plataforma modular E-GMP

Plataforma dedicada E-GMP

Apresentado em 2021, o Ioniq 5 é o responsável pela estreia não apenas da nova submarca Ioniq, mas também da nova plataforma dedicada E-GMP com um sistema elétrico de 800 volts e função de carregamento externo, na qual todos os próximos veículos elétricos Hyundai IONIQ e também da família Kia nascerão, entre eles o Kia EV6, que deve chegar ao Brasil no segundo semestre.

2022 Hyundai Ioniq 5

Veja abaixo as opções de bateria e powertrain do Ioniq 5 nos mercados globais:

Bateria Tração Potência  Torque  0-100 km/h
58 kWh Traseira 170 CV 35,7 kgfm 8"5
58 kWh Integral 217 CV 61,7 kgfm 6"1
72,6 kWh Traseira 235 CV 35,7 kgfm 7"4
72,6 kWh Integral 306 CV 61,7 kgfm 5"1

Com um design de linhas retas e vincos bem definidos, o Hyundai Ioniq 5 tem aparência moderna e robusta. Ele tem todo o jeitão de hatchback, mas na verdade pode ser considerado mesmo um SUV compacto, dada a sua proposta, porte (4,63 metros de comprimento e 3,0 metros de entre-eixos) e altura de rodagem. 

Já o interior segue a atmosfera minimalista, como na parte externa, mas a tecnologia a bordo é um destaque. Como padrão nos carros elétricos atuais, há duas telas frontais de 12", uma para a instrumentação e outra para o sistema de informação e entretenimento.

Hyundai Ioniq 5 (2021) - interior

Além das telas grandes no painel, o Ioniq 5 apresenta um ambiente interno com tons claros e naturais, em que os revestimentos são feitos com materiais reciclados ou de origem vegetal.

Durante a avaliação pelo nosso time InsideEVs Alemanha, o Hyundai Ioniq 5 agradou pelo visual, espaço interno e no porta-malas (mais de 500 litros), tecnologia à bordo, prazer ao dirigir e carregamento rápido (até 350 kW) - 10 a 80 por cento em apenas 18 minutos em condições ideais e potência máxima. 

A autonomia máxima é de 384 km pelo ciclo WLTP para a bateria menor e até 507 km WLTP para o acumulador de maior capacidade, segundo os dados divulgados pela Hyundai.

Hyundai Ioniq 5 (2021) - movimento

Carro do ano

O premiado Hyundai Ioniq 5 triunfou no prestigiado "World Car Awards 2022": O carro elétrico foi nomeado "World Car of the Year", "Electric Vehicle of the Year" e "Car Design of the Year". Os resultados foram anunciados em uma cerimônia no New York International Auto Show (NYIAS) no ano passado.

5 estrelas no Euro NCAP

Hyundai Ioniq 5 foi testado pelo Euro NCAP e recebeu a nota máxima na classificação geral de segurança com 5 estrelas. Os resultados são muito sólidos, com 88% de pontuação para Ocupantes Adultos, 86% de pontuação de Ocupantes Infantis e 88% de pontuação para o quesito Assistência de Segurança, com 63% de segurança para pedestres. 

Recheado de tecnologia e com bons atributos, o Hyundai Ioniq 5 irá encarar rivais como o 'primo' Kia EV6, que deve chegar no segundo semestre e também o Renault Megane E-Tech, confirmado para algum momento deste ano, provavelmente ainda no primeiro semestre de 2023.

Ainda é cedo pra falar de preços, mas apenas para referência, na Europa o carro elétrico da Hyundai custa a partir de 43.000 euros (R$ 243.700) em média, dependendo do mercado e sem considerar os incentivos e bônus. Nos Estados Unidos, o valor base é de US$ 41.450 (R$ 217.900).