A Renault e a Mobilize anunciaram recentemente uma parceria para a utilização de táxis elétricos em Curitiba (PR). A iniciativa tem como objetivo incentivar a mobilidade sem emissões na capital paranaense.
O anúncio foi feito durante o Smart City Expo em Curitiba (PR), em uma parceria estratégica das empresas do Grupo Renault com a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e com a URBS (Urbanização de Curitiba S/A) para utilização de veículos elétricos como taxi na cidade de Curitiba.
Os detalhes da iniciativa ainda não foram anunciados, mas incluem a adoção de veículos elétricos da Renault adquiridos pela ABDI, com gestão da Mobilize Beyond Automotive, por motoristas de taxi da cidade paranaense selecionados pela URBS.
“A Renault e a ABDI já são parceiras de longa data em projetos estratégicos de mobilidade, como os projetos de compartilhamento de veículos elétricos VEM (Veículo para eletromobilidade) DF e VEM PR. Essa nova parceria é mais um passo de todos os parceiros na implementação de soluções inovadoras de mobilidade”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
A Renault já adotou iniciativas de mobilidade anteriores, a exemplo do VEM DF e VEM PR, onde veículos elétricos da marca foram disponibilizado para o uso compartilhado por servidores em órgãos públicos. Estes projetos, já concluídos, foram desenvolvidos pela ABDI em parceria com os governos locais e o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI).
“Esse novo projeto irá utilizar o conhecimento da Mobilize em gestão de frotas eletrificadas, já aplicado na solução Mobilize Share, para garantir todo o suporte para os condutores dos veículos em suas atividades”, explica Ricardo Mendes, da Mobilize Beyond Automotive.
Galeria: Renault Táxi Elétrico
O sistema Mobilize Share teve início como um projeto piloto para os para os colaboradores da Renault do Brasil no Complexo Industrial Ayrton Senna. A solução também é utilizada nas parcerias de carsharing e locação de curta duração no Paraná instaladas na Copel, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e Lactec.
A URBS é responsável pelo gerenciamento do setor de táxi no município e vai lançar um edital de chamamento para a participação nos testes elétricos. Seis táxis elétricos vão rodar nas ruas do município nos próximos seis meses, apresentando a tecnologia para a população.