Toyota entra em nova fase e anuncia 10 novos carros elétricos até 2026
Conhecida pelos híbridos, montadora japonesa acelera modelos EVs e quer vender 1,5 milhão de unidades por ano
Desde 1º de abril Koji Sato é o CEO da Toyota. Seu grande desafio será levar a Toyota, a maior montadora de automóveis do mundo, a adotar uma nova estratégia para os carros elétricos. Bastante reconhecida pela popularização dos híbridos, a empresa japonesa precisa acelerar seus rumos para não perder mercado em uma nova realidade.
Para isso, a Toyota apresentará 10 novos veículos elétricos até 2026. Hoje, incluindo a Lexus, são apenas 3 modelos neste catálogo, com vendas de apenas 25 mil unidades ao redor do mundo. Com esses novos modelos, a meta da Toyota será vender 1,5 milhão de unidades por ano, um grande salto para uma marca que, neste ponto, já foi ultrapassada por diversos concorrentes, inclusive a Tesla.
Galeria: Toyota - novo plano estratégico para carros elétricos
É esta montadora norte-americana que mais preocupa a Toyota. A empresa japonesa acabou focando bastante nos eletrificados de outros tipos, como híbridos e com o uso de hidrogênio, mas diversas outras montadoras investiram pesado nos 100% elétricos e, principalmente com mudanças na Europa, estão com uma certa vantagem. A própria Tesla registra um lucro bem maior por unidade que a Toyota.
Por outro lado, a Toyota não abrirá mão dos modelos híbridos, acreditando que eles ainda são uma opção para alguns mercados e clientes. Ao mesmo tempo, a empresa terá um divisão dedicada ao desenvolvimento desses novos modelos 100% elétricos, uma forma de acelerar - chegaram a se falar sobre uma nova plataforma dedicada, o que não foi revelado pelo novo CEO.
O diretor de tecnologia da empresa, Hiroki Nakajima, disse que a próxima geração de veículos elétricos a bateria (BEV) deve ser "muito diferente" da atual.
"Esta nova geração de BEVs dobrará o alcance usando baterias com muito mais eficiência, oferecendo designs e desempenho de condução que fazem os corações baterem mais rápido", diz o executivo.
Uma espécie de força-tarefa irá cuidar do tema da eletromobilidade dentro da empresa. Essa equipe cuidará de todas as áreas, desde o desenvolvimento até a produção e as operações de negócios.
Na produção, o novo CEO da Toyota quer reduzir o número de processos pela metade, o que deve levar a linhas de produção mais eficientes. Além disso, a montadora quer trabalhar com seus fornecedores para produzir peças de maior qualidade a preços mais baixos.
Mas a Toyota irá atuar em várias frentes, pois enquanto acelera os lançamentos de elétricos, os híbridos ainda continuarão cumprindo seu papel em mercados onde a eletrificação estiver mais lenta. Além disso, a montadora tem falado bastante em avançar com o desenvolvimento do hidrogênio, inclusive, com parcerias aqui no Brasil para aumentar a produção de hidrogênio verde a partir do etanol, que poderia ser usado para abastecer veículos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD ultrapassa Toyota nas vendas de carros elétricos no Japão em 2024
Fiat Grande Panda elétrico chega ao mercado e ameaça o futuro do 500e
Retrospectiva: como foi o ano de 2024 para o mundo dos elétricos?
China ultrapassa EUA na corrida da IA e dos veículos elétricos
Toyota: sonho do carro a hidrogênio está desaparecendo
Avatr 11: SUV elétrico futurista da Huawei e CATL é flagrado no Brasil
Toyota bZ4X será aposentado: nova nomenclatura para elétricos a caminho