A Honda mostra que está apostando pesado nos veículos elétricos, ao menos na China, o maior mercado do mundo. Durante a abertura do Salão de Xangai 2023, a montadora japonesa apresentou dois protótipos de pré-produção e um modelo conceito, todos movidos a bateria.
O e: NP2 Prototype e o e: NS2 Prototype são representações precisas de dois SUVs elétricos de produção que estarão à venda no início de 2024 na China como a segunda leva de modelos elétricos da série e:N. Quanto ao e:N SUV, ele antecipa a terceira geração de elétricos da Série e:N e deve chegar ao mercado antes do final de 2024.
O lançamento destes novos modelos elétricos no próximo ano apoiará o objetivo da Honda de lançar 10 veículos elétricos na China até 2027 sob sua marca principal e de ter os elétricos representando 100% de suas vendas de automóveis no país até 2035.
Começando pelo Honda e:NP2 Prototype e e:NS2 Prototype, afirma-se que eles agregam valor aos clientes da marca ao melhorar a dinâmica, a tecnologia e o estilo.
A Honda diz que estes modelos oferecem "um prazer de dirigir único que permite ao motorista desfrutar de uma sensação de unidade com o veículo" e um espaço interior que transmite inteligência com "formas limpas, desordenadas, porém agradavelmente arredondadas, combinadas com características avançadas, como Honda Connect 4.0".
Em termos de design, ambos os modelos adotam o estilo de carroceria SUV, combinando-o com a "forma elegante dos sedãs", nas palavras da Honda. Tanto o Honda e:NP2 Prototype quanto e:NS2 Prototype apresentam um teto com caimento ao estilo fastback na traseira.
Tomando por base os atuais Honda e:NS1 e e:NP1, os e:NP2 e e:NS2 são essencialmente o mesmo veículo. Entretanto, ao contrário de seus equivalentes menores baseados no Honda HR-V, estes veículos apresentam detalhes de design distintos, mais especificamente identidades dianteiras e traseiras diferentes. O resto da carroceria é o mesmo.
Supomos que cada modelo será construído por uma das joint ventures chinesas da Honda, GAC Honda Automobile e Dongfeng Honda Automobile. Não foram anunciados detalhes ou capacidades do trem de força.
Passando ao conceito Honda e:N SUV Concept, ele pode ter o mesmo nome do estudo de design arrojado que estreou em 2021, mas não parece ter mais nada em comum. Parece muito mais 'manso' e mais próximo da produção, adotando o estilo corporal de um SUV tradicional.
O modelo de produção antecipado por este conceito será o primeiro a adotar a plataforma elétrica dedicada e:N Architecture W desenvolvida exclusivamente para os modelos e:N Series EV, com o e:N SUV se tornando o prólogo da nova geração de modelos EV para a Honda e:N Series.
A montadora promete um desempenho sem comparação para os veículos Honda que buscam o "prazer de dirigir". O veículo é equipado com os mais recentes sistemas de segurança e assistência ao motorista, bem como com as tecnologias Honda Connect ativadas por IA.
A Honda não revelou quaisquer especificações ou dimensões para nenhum dos modelos revelados no Salão de Xangai.
Fotos: divulgação/Autohome
Fonte: Honda
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda: conhecemos a nova plataforma de carros elétricos da marca
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Honda diz que não se pode "forçar" os clientes a comprarem carros elétricos
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
BYD ultrapassa Honda e Nissan em vendas, assumindo a 7ª posição global