WAE é a empresa sucessora do Williams Grand Prix Engineering, a empresa por trás da equipe de Fórmula 1 Williams. A plataforma que a WAE apresentou no E-Tech Europe Advanced Electricity Show também é esportiva. Além disso, um protótipo do Triumph TE-1 também estava em exposição, assim como um módulo de bateria da WAE.

A plataforma para hipercarro elétrico é chamada EVR. Aparentemente, ela deve ser oferecida tanto para startups quanto para fabricantes de automóveis estabelecidos.

As características especiais incluem uma estrutura composta leve com a bateria posicionada no centro do veículo. EVR pode suportar não apenas carros de corrida puros, mas também modelos de rua, tanto arquiteturas GT com teto fixo como carros com teto aberto. Isto é possível graças ao projeto do casco, que também foi pensado para veículos com teto aberto desde o início.

Com uma bateria de 85 kWh e potência de pico não inferior a 1.650 kW, a plataforma EVR permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 2,0 segundos e uma velocidade máxima de mais de 400 km/h. Todas as rodas e os acionamentos de roda traseira são suportados. Afirma-se que o peso do veículo é inferior a 1.800 kg. Além disso, há carga rápida: em 20 minutos, promete ser capaz de recarregar a energia para mais 450 km.

Para as startups, a EVR oferece uma solução completa pronta para uso, com a WAE fornecendo o veículo inteiro. O projeto externo é definido pelo cliente ou fornecido por um parceiro da WAE. Para fabricantes de veículos estabelecidos, a WAE quer que a plataforma permita um lançamento no mercado mais rápido, pois toda a engenharia e fabricação do chassi rolante é feita pela WAE.

Plataforma WAE EVR para um hipercarro elétrico

EVR é muito flexível em termos de design interno e externo, como a WAE promete. Além disso, a entrega de um primeiro protótipo baseado em EVR deve ser possível dentro de 12 meses após o início do projeto, e a entrega de um primeiro veículo de produção em 24 meses. Também está sendo desenvolvida uma variante com células de combustível de hidrogênio chamada EVR-H.

O protótipo de motocicleta elétrica Triumph TE-1, cujo sistema de propulsão WAE foi desenvolvido, também estava em exposição no stand da WAE. O projeto TE-1 foi lançado em colaboração entre a Triumph, WAE, Integral Powertrain e a Universidade de Warwick. A tecnologia WAE oferece um alcance de 161 km, 130 kW de potência de pico, um peso de apenas 220 quilos e um tempo de carga de apenas 20 minutos (de 0 a 80 por cento).

Galeria: Triunfo TE-1 com acionamento WAE

A WAE também apresentou um novo sistema "Scalable Battery Module" (SBM) para carros elétricos. Através da arquitetura proprietária da WAE "Sense Chain", afirma-se que o sistema permite o dimensionamento da voltagem e da capacidade de armazenamento.

O kit de ferramentas modular foi projetado para facilitar o desenvolvimento rápido e flexível da bateria para os fabricantes automotivos, permitindo que os sistemas de pacotes e subpacotes sejam criados mais rapidamente do que nunca. A WAE quer apoiar particularmente os desenvolvedores de veículos elétricos com volumes pequenos e médios. Cada módulo tem 1,08 kWh com uma tensão máxima de 50 volts (43 volts nominais) e uma densidade de energia de mais de 240 kWh por quilo.