O novo Peugeot e-2008 foi apresentado de forma oficial dentro de uma importante reestilização para a linha 2008. No caso do SUV elétrico, além do visual atualizado, também há um novo trem de força mais potente e uma nova bateria, com maior capacidade e mais alcance.
O renovado Peugeot e-2008, que em 2022 representou 17,4% das vendas totais do modelo, é imediatamente reconhecível pela frente redesenhada em que se destacam a assinatura luminosa de três garras e a nova marca do Leão, mas esconde algumas das mais importantes inovações técnicas sob o capô e a carroceria.
Os preços da reestilização do Peugeot e-2008 ainda não foram oficializados, mas já sabemos a linha será composta pelas versões de acabamento Active, Allure e GT.
Entrando um pouco mais de detalhes, vemos que o Peugeot e-2008 reestilizado tem um novo motor elétrico 15% mais potente: agora tem 156 cv (115 kW), em vez dos anteriores 136 cv (100 kW).
A capacidade nominal da bateria também aumentou dos 50 kWh anteriores para os atuais 54 kWh. Isso se traduz em um aumento da autonomia elétrica, que passa de 345 km para 406 km no ciclo de homologação WLTP.
O carregador de bordo em corrente alternada é monofásico de 7,4 kW, mas como opcional é possível ter o trifásico de 11 kW. O carregamento em corrente contínua atinge 100 kW de potência.
Tipo de carregamento | Tempo de carregamento |
Carregamento doméstico de 3,2 kW | 11 horas e 10 minutos |
Carregamento wallbox para 7,4 kW | 4 horas e 40 minutos |
Carregamento rápido DC a 100 kW | 30 minutos |
Em termos de visual, o Peugeot 2008, assim como a versão elétrica e-2008, caracteriza-se pelos novos grupos ópticos equipados com a garra de luz LED tripla e integrados, na versão GT, pelas garras nos faróis.
Até mesmo a assinatura de luzes da lanterna muda, mas mantém o tema das três garras de luz, agora compostas por luzes duplas sobrepostas. A grade dianteira, com listras horizontais pretas no Active e verticais na mesma cor no Allure e GT, ostenta o novo logotipo da Peugeot que também está presente nas laterais e na traseira. A letra "e" da inscrição e-2008 é feita em azul e branco.
No cockpit da reestilização do Peugeot 2008 há de série a tela central sensível ao toque de 10" (antes era 7" nas versões de entrada), com tecnologia HD na Allure e GT e acompanhado, nos mesmos acabamentos, pela instrumentação digital de novo design.
Outra novidade são os estofamentos em tecido dos bancos (em Alcantara opcional no GT), o emblema no centro do volante e as câmeras de estacionamento de alta definição. No painel há duas tomadas USB-C e para os passageiros traseiros há um USB-C e um USB-A, além de um carregador sem fio de 15 watts para o smartphone (no Allure).
Através dos produtos Peugeot Easy-Charge é possível ter conectores elétricos reforçados para carregamento, Wall box e Smart Wall box, bem como os serviços públicos de carregamento da Free2Move eSolutions. A bateria, garantida por 8 anos ou 160.000 km, é acompanhada por um certificado de capacidade após cada intervenção na oficina autorizada.
A aplicação para smartphone MyPeugeot permite-lhe armazenar operações de manutenção, enviar uma rota pré-determinada para o navegador do carro e prever as paradas para recarga da viagem com antecedência. Há também a possibilidade de pré-aquecer a bateria para carregamento.
Lançado no Brasil no começo deste ano por R$ 259.990, o Peugeot e-2008 que é vendido aqui vem importado da Europa. Dessa forma, após o lançamento no Velho Continente nas próximas semanas, podemos esperar pelo modelo atualizado mais adiante por aqui também, embora a Peugeot ainda não tenha divulgado a data oficial.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
SUV elétrico Peugeot e-2008 tem lançamento confirmado no Brasil: 'em breve'
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Peugeot e-2008: SUV elétrico é confirmado para o Brasil em teaser
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Por que comprar? Peugeot e-2008, o SUV elétrico esperado no Brasil
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Avaliação Peugeot e-2008 - SUV elétrico agrada pelo visual, dinâmica e espaço