Após mais um recorde nas vendas de carros elétricos e híbridos no Brasil no primeiro quadrimestre de 2023, os modelos eletrificados tiveram crescimento tanto no resultado mensal quanto no acumulado no ano, o que mostra o potencial do segmento.
Foram 4.793 emplacamentos de veículos leves eletrificados em abril, um crescimento de 53,5% sobre abril de 2022. E repetindo o feito dos primeiros meses do ano, também foi o melhor abril da série histórica para o segmento, que começou em 2012.
Considerando o acumulado de janeiro a abril de 2023, foram vendidos 19.579 veículos leves eletrificados de todos os tipos (híbridos, híbridos plug-in e elétricos a bateria), um aumento de 51% sobre o mesmo período do ano passado, o que equivale a praticamente o total de todo o ano de 2020 (19.745), segundo os dados apurados mensalmente pela ABVE.
E agora falando dos modelos preferidos no mercado nacional, o carro elétrico mais vendido no país foi o Volvo XC40 Recharge, com 140 emplacamentos em abril, número que garantiu a liderança isolada e tranquila do modelo Volvo, um resultado que já perdura por vários meses.
Logo em seguida temos um novato. Lançado no começo do ano, o BYD Yuan Plus tem se destacado ao segurar a segunda posição com 83 unidades vendidas, número que o deixa confortavelmente à frente do terceiro colocado, o C40 Recharge, um modelo que é presença constante no pódio.
Mais abaixo na lista, temos o BMW iX3 M Sport, que ocupa a quarta posição com 48 emplacamentos e bem próximo do Volvo. No restante do top 10, destaque para dois modelos da JAC (e-JS1 e e-JS4), e outro BMW, o iX.
Porsche Taycan e Audi e-Tron, outrora nas posições de topo, agora ocupam lugares mais discretos na ranking, o que mostra a dinâmica do segmento com a chegada de novos modelos. Por fim, o subcompacto Caoa Chery iCar, que parecia despontar no semestre passado, ficou na lanterna do top 10 com apenas 10 emplacamentos no mês passado.
Carros elétricos mais vendidos em abril/2023:
Ranking | Modelo | Vendas abril/2023 |
1º | Volvo XC40 Recharge | 140 |
2º | BYD Yuan Plus | 83 |
3º | Volvo C40 Recharge | 53 |
4º | BMW iX3 M Sport | 48 |
5º | JAC e-JS1 | 34 |
6º | Mini Cooper SE | 27 |
7º | Porsche Taycan | 25 |
8º | BMW iX | 20 |
9º | JAC e-JS4 | 17 |
10º | Audi e-tron | 13 |
10º | BYD Tan | 13 |
10º | Caoa Chery iCar | 13 |
Entre os modelos híbridos plug-in, o preferido em abril foi o Caoa Chery Tiggo 8 (209), seguido pelo tradicional Volvo XC60 (157), com o recém-atualizado Audi Q5 (139) fechando o pódio.
O top 10 traz ainda dois modelos da Porsche (Cayenne e Panamera) e dois BMW (330e e X5), com destaque para o novíssimo GWM Haval H6, que começa a desembarcar no país e tem potencial para incomodar os rivais. A conferir.
Carros híbridos plug-in mais vendidos em abril/2023:
Ranking | Modelo | Vendas em abril/2023 |
1º | Caoa Chery Tiggo 8 | 209 |
2º | Volvo XC60 | 157 |
3º | Audi Q5 | 139 |
4º | Porsche Cayenne | 132 |
5º | Volvo XC90 | 123 |
6º | GWM Haval H6 | 92 |
7º | Land Rover Ranger Rover | 87 |
8º | BMW 330e | 57 |
9º | BMW X5 | 43 |
10º | Porsche Panamera | 41 |
Fonte: ABVE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv