Cotado para o Brasil, BYD Seal elétrico fica mais barato que o Tesla Model 3
Sedã elétrico tem preço inicial equivalente a R$ 134.000, ou 18% a menos que o seu principal rival na China
Recém-lançado, o BYD Seal é o maior rival do Tesla Model 3 na China, onde o carro elétrico acaba de ganhar uma nova versão de entrada com tração traseira e proposta mais acessível e redução de preço de até 10% nas versões comercializadas no país asiático.
O anunciado BYD Seal Standard com tração traseira agora começa em torno de 189.800 yuans na China, cerca de R$ 134 mil em uma conversão direta, o que o torna quase 11% mais barato do que uma versão anterior com a mesma autonomia pelo padrão CLTC de 550 km.
Outro destaque é que esta nova versão chega a ser 18% mais barata que o rival Tesla Model 3 RWD, o modelo de entrada da Tesla que oferece uma autonomia semelhante 556 km.
Três outras versões de acabamento do BYD Seal à venda na China - Luxury, Performance e Performance AWD - também sofreram cortes significativos de preços de 9,8%, 8,7% e 3,3%, respectivamente, de acordo com o CarNewsChina.
O mercado de veículos elétricos da China está em meio a uma guerra de preços iniciada pela Tesla no começo deste ano, e os cortes de preços da BYD são uma resposta a isso.
A montadora chinesa lançou o sedã BYD Seal sob a linha de veículos elétricos Ocean em julho de 2022 e estava vendendo mais de 10.000 unidades por mês no final do ano. No entanto, depois que a Tesla reduziu os preços do Model 3 em janeiro de 2023, as vendas mensais do BYD Seal caíram para o patamar de 6.000-7.000 unidades.
O BYD Seal teve 19.573 emplacamentos no primeiro trimestre de 2023, em comparação com 42.782 vendas do Tesla Model 3 no mesmo período, de acordo com dados da China Passenger Car Association citados pela Reuters. Com os novos cortes de preços, a BYD espera aumentar as vendas de seu sedã elétrico de luxo.
No mês passado, a gigante chinesa também confirmou que o Seal está chegando à Europa este ano, juntando-se ao SUV compacto Atto 3 (vendido no Brasil como Yuan Plus), ao sedã médio Han e ao SUV médio de sete lugares Tang (Tan).
O BYD Seal chegará às lojas europeias da marca em setembro e estará disponível com uma bateria Blade LFP de 82 kWh com tração traseira ou integral. O modelo com tração traseira conta com um motor elétrico de 230 kW (308 cv) e oferece um alcance combinado WLTP de 570 km, enquanto a variante AWD tem 390 kW (523 cv) de dois motores e cobre até 520 km com uma única carga.
Os preços na Europa serão anunciados posteriormente, portanto, resta saber se a montadora chinesa adotará uma estratégia semelhante à empregada na China.
BYD Seal - Imagens de registro no Brasil
E o Brasil?
O BYD Seal é um modelo estratégico para as ambições internacionais da BYD e já está confirmado para diversos mercados, incluindo a Europa. O sedã elétrico já possui registro de patentes no Brasil e está sendo avaliado para o nosso mercado. A marca ainda não anunciou oficialmente, mas é certo que o modelo irá desembarcar por aqui em algum momento, mais para o fim do ano, ou ainda em 2024. Vamos acompanhar.
Fonte: CarNewsChina via Reuters
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD rompe contrato após MPT flagrar trabalho análogo à escravidão
Guia de Etiqueta para Carregamento de Carros Elétricos
BYD: mais de 1 milhão de carros produzidos em uma única fábrica
Entenda porque a reciclagem de baterias é questão de sobrevivência
BYD Sea Lion 07: SUV cupê elétrico é flagrado em testes no Brasil
Ford alerta: "sociedade ainda não está pronta para carros elétricos"
Novo esportivo da BYD é flagrado pela primeira vez: rival do Porsche 911