Com a aceleração da transição energética no Brasil, o segmento de locadoras foi um dos principais impulsionadores das vendas de modelos eletrificados no país. Segundo levantamento da Abla, entidade que representa o setor, em 2022 os emplacamentos de carros elétricos e híbridos quase dobraram na comparação com o ano anterior.
O levantamento feito no âmbito do Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos mostra que no ano passado as locadoras compraram 3.300 veículos elétricos e híbridos, crescimento de 88,9% em comparação com o anterior, onde foram comercializadas 1.700 unidades - isso representa 6,6% do total de modelos eletrificados vendidos no país no período.
Os dados também mostram que entre 2018 e 2022 as locadoras compraram mais de 5.600 veículos eletrificados, saltando de apenas 43 unidades para as 3.300 do ano passado.
“É visível o desejo de um crescente número de pessoas por sustentabilidade, especialmente as mais jovens, e isso se aplica também à mobilidade urbana”, avalia em nota Paulo Miguel Junior, conselheiro gestor da Abla.
Como região mais populosa, o Sudeste concentra a maior parte dessa frota de veículos elétricos e híbridos de locadoras, com 3.900 unidades emplacadas. Os estados de Minas Gerais e São Paulo, lideram as vendas desses veículos, com 2,1 mil e 1,3 mil unidades, respectivamente.
Com números relevantes, a região Sul fica em segundo lugar, com 1.500 veículos eletrificados emplacados, majoritariamente no Paraná, que responde por nada menos que 97% das vendas desse tipo de veículo para as locadoras na região.
Apresentando vendas mais modestas, o Nordeste tem 92 veículos eletrificados na frota de locadoras e o Centro-Oeste, 72 veículos. Na lanterna, a região Norte chegou a apenas 29 unidades de carros eletrificados de locadoras.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos