ABB e Scania anunciam "super carregador" rápido para caminhões elétricos

Em fase de testes, carregador megawatt permitirá paradas rápidas para os motoristas de caminhões elétricos de longa distância

ABB Scania carregador eletrico megawatt (2) ABB Scania carregador eletrico megawatt (2)

O aumento da velocidade de carregamento para os veículos elétricos é um ponto crucial na transição energética, sobretudo para os caminhões e ônibus. De olho nessa necessidade, a Scania testou com sucesso um sistema piloto de carregamento de megawatts da ABB E-mobility.

Esse movimento representa um novo marco no desenvolvimento de soluções de carregamento de alta potência para veículos comerciais. De acordo com o comunicado oficial da ABB, esta tecnologia permitirá metade do tempo de carregamento para veículos pesados, um fator que ajudará a impulsionar a venda desse tipo de veículo. 

O teste inicial representa o primeiro passo para provar a viabilidade técnica do carregamento de alta corrente. Isso resultará na implantação progressiva de carregadores de alta potência, começando em 1.500 Amperes e, eventualmente, estendendo-se para o escopo completo do MCS de até 3.000 Amperes. Este é um padrão de carregamento no qual a Scania e a ABB E-mobility investiram e foram fundamentais para o desenvolvimento em colaboração com a CharIN (o padrão MCS é esperado para 2024).

Elétricos serão 50% das vendas em 2030

A tecnologia MCS é crítica para os caminhões elétricos de longa distância, em que tanto o tempo de direção quanto o tempo de descanso são regulados por lei. O veículo pode ser conduzido por no máximo 4,5 horas antes que o motorista precise fazer uma pausa de 45 minutos e, durante esse período, o caminhão precisa carregar com energia suficiente para operar por mais 4,5 horas. Devido ao tamanho das baterias, o carregamento rápido e de alta potência é essencial.

Todo esse investimento mira uma meta agressiva de eletrificação da Scania, com o objetivo de que 50% das vendas anuais da empresa sejam de veículos elétricos em 2030. Nesse ponto, a infraestrutura e a rapidez do carregamento é crucial. 

"Verificamos um impulso no transporte elétrico e o nosso objetivo é que 50% de todos os veículos que vendermos anualmente até 2030 sejam elétricos. Para atingir esse objetivo, será necessária infraestrutura e o MCS é uma peça crucial do quebra-cabeça para que ela avance daqui para frente ", disse Fredrik Allard, Responsável da E-mobility, Scania.


A partir deste ano, a Scania pode oferecer caminhões com o conector pré-padrão MCS para clientes com necessidades específicas e pronunciadas, com o início da produção previsto para 2024. Por sua vez, a ABB E-mobility apresentará a próxima iteração de sua tecnologia MCS entre o final de 2024 e o início de 2025.

Além dos carregadores megawatts, a ABB trabalha em diversas frentes no campo de infraestrutura de recarga para veículos elétricos. Recentemente, a empresa comemorou a produção de 1 milhão de carregadores elétricos, além de apresentar inovações como estações inteligentes que detectam fontes renováveis automaticamente.