A Honda Motor Europe apresentou oficialmente o Honda EM1 e: 2023, seu primeiro veículo elétrico de duas rodas para o mercado europeu. As letras EM significam "Electric Moped" (ciclomotor elétrico), porque é efetivamente o que ele é. É também o primeiro veículo de duas rodas da Honda a usar o novo sistema Honda Mobile Power Pack e: (HMPP) intercambiável no mercado europeu.
Este modelo é alimentado por um motor elétrico montado no cubo de 1,7 kW (2,3 cv) e 90 Nm. A autonomia aprovada chega a 41,3 km, embora com o modo Econ, essa distância seja ampliada para 48 km. A velocidade máxima é de 45 km/h.
Neste ponto, é importante lembrar que o Honda EM1 e: 2023 é homologado como um ciclomotor, daí esses números modestos. Afinal, o mais importante é a tentativa da Honda de desenvolver baterias intercambiáveis, destinadas ao uso em diversos itens de consumo da marca.
Isso nos leva ao próximo ponto. A Honda Motor Europe planeja tentar algo diferente na forma como oferece o EM1 e: 2023 nos países europeus. Em vez de oferecer vendas diretas, a Honda planeja oferecer esquemas de leasing, aluguel e/ou assinatura para, de acordo com o mercado. Quando um motociclista aluga, arrenda ou assina uma EM1 e:, ele também recebe o HMPP e: e um carregador para manter a bateria carregada em casa, na escola ou no trabalho.
Quanto tempo leva para carregar um HMPP e:? Usando o carregador fornecido pela Honda e uma tomada doméstica padrão, a Honda diz que o pacote carregará de zero a 100% em aproximadamente seis horas. Como a maioria dos usuários de veículos elétricos não costuma deixar seus veículos em zero por cento antes de iniciar a recarga, a Honda também afirma que a carga de 25% a 75% de uma carga completa leva 2,7 horas para ser concluída.
De acordo com os testes internos da própria Honda, um HMPP e: pode ser carregado mais de 2.500 vezes. Não está claro neste momento se a Honda Motor Europe tem planos futuros de oferecer estações Power Pack Exchanger para trocar seus HMPPs em movimento.
A suspensão possui um garfo dianteiro telescópico de 31 mm e um amortecedor duplo de tubo duplo na traseira, sem possibilidade de ajuste. Por sua vez, o equipamento de freio é composto por um disco de 190 mm e uma pinça de pistão único na frente, além de um freio a tambor de 110 mm na traseira. Ambos são conectados por um sistema de frenagem combinado (CBS).
A altura do assento é de 740 mm, enquanto o peso total do veículo chega a 95 kg, incluindo os 10,3 do HMPP e:. Outras qualidades são iluminação LED ao redor do contorno, uma tomada USB, um espaço de armazenamento de 3,3 litros sob o assento, um gancho para bolsas e barras de apoio para o passageiro.
No lançamento, haverá três opções de cores disponíveis: Sunbeam White Pearl, Digital Silver Metallic e Matte Ballistic Black Metallic. Os preços ainda não foram divulgados e a disponibilidade irá variar de acordo com a região da Europa.
Fonte: Honda Motor Europe
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Yamaha Neo's Connected: 1ª scooter elétrica da marca é apresentada no Brasil
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
Mais motos híbridas estão a caminho e a origem é a Índia
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
BYD faz parceria para impulsionar revolução de motos elétricas na África
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
Yamaha registra patente de moto elétrica com embreagem para o motocross