page ad skin

Volkswagen apresenta seu primeiro ônibus elétrico e-Volksbus no Brasil

Protótipo com chassis de ônibus elétrico inicia testes de rodagem no país

vwco onibus eletrico volksbus

A Volkswagen Caminhões e Ônibus começou a testar no Brasil seu primeiro protótipo de ônibus elétrico, que foi apresentado nesta semana. O objetivo da montadora é aproveitar a sua expertise no desenvolvimento e produção em larga escala de veículos pesados aplicados à mobilidade elétrica.  

Nesta primeira fase de testes, o protótipo de ônibus elétrico urbano e-Volksbus irá circular no campo de provas do centro mundial de pesquisas da VWCO em Resende, no interior do Rio de Janeiro, e também por vias de cidades da região.

“São 30 anos desde a criação de nossa linha de ônibus Volksbus e acumulamos quilometragem suficiente para entender e até mesmo antecipar as necessidades do mercado. O resultado reverte em vendas: estamos crescendo acima do mercado e já lançamos mais modelos de chassis para os clientes que busquem um micro-ônibus VW.

Tudo isso ao mesmo tempo em que iniciamos exportações do portfólio mais avançado da marca e testes com nosso primeiro protótipo 100% elétrico”, avalia Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Desenvolvido pela equipe de engenharia brasileira para o mercado nacional, o ônibus elétrico da Volkswagen possui carroceria Caio e configuração padron, dentro dos padrões da SPTrans (o piso pode ser alto ou baixo). O veículo elétrico possui 350 km de autonomia, graças a uma bateria com 12 packs.

Foi relatado que há várias empresas interessados no Volksbus elétrico, que estão avaliando seus custos de operação. A Volkswagen Caminhões e Ônibus também busca parcerias com o poder público para subsidiar os custos, ressaltando que o valor final pode chegar a R$ 2 milhões.

Na mesma ocasião, com vistas ao mercado externo, a VWCO iniciou a exportação de seus primeiros chassis com a tecnologia Euro 6 (ou Proconve P8 na legislação nacional) a partir do Brasil. O destino final é a Colômbia, que já opera com esse patamar de exigência para níveis de emissões.

Fonte: VWCO, Technibus