A França está acelerando em direção a um futuro de emissão zero. Depois do forte impulso ao hidrogênio e às energias renováveis, sobre o qual falamos há algumas semanas, o país inaugurou hoje sua primeira "gigafábrica" dedicada a baterias para carros elétricos.
Fortemente desejada pelo presidente Emmanuel Macron, que antecipou os planos há alguns dias, ela foi construída graças aos fundos da Automotive Cells Company (ACC), uma nova joint venture entre Mercedes-Benz, Stellantis Group e TotalEnergies.
"Aqui estamos no futuro, é um grande projeto europeu", comentou John Elkann, presidente da Stellantis.
A nova e primeira giga fábrica de baterias da França foi construída na região de Pas-de-Calais, na Alta França, imediatamente ao sul do importante e homônimo porto comercial, um ponto de conexão diária com o Reino Unido.
As três empresas escolheram a região como o local ideal para criar esse novo centro por vários motivos. Entre eles, está a proximidade com o oceano, algo essencial para garantir um fornecimento constante e tranquilo de matérias-primas.
Indo direto ao ponto, a nova fábrica - alimentada por eletricidade de painéis fotovoltaicos e com muita atenção dada ao tratamento da água de resfriamento - entrará em operação no verão de 2023.
Em uma nota, a empresa anunciou que, quando estiver totalmente operacional, será capaz de produzir acumuladores para cerca de 500.000 veículos elétricos anualmente, com a possibilidade de expandir esse número já grande na próxima década.
"Estamos iniciando uma nova fase, graças também à qualidade da colaboração entre três grandes estados que nos acompanharam neste projeto. Conseguimos trabalhar juntos, embora nossos interesses muitas vezes não coincidam", disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis.
"É uma transformação darwiniana. Vamos contribuir para o projeto de produzir 23% das células de bateria na Europa", acrescentou, lembrando que até 2030 a Stellantis lançará 65 novos modelos elétricos, "um desafio industrial".
A nova gigafábrica de baterias é a primeira da França, mas permanecerá sozinha por pouco tempo. Na cidade de Douai, de fato, o grupo sino-japonês AESC-Envision está construindo uma fábrica para a produção de acumuladores para o Grupo Renault, que estará totalmente operacional a partir do início de 2025.
Mas isso não é tudo. Também planejam entrar no mesmo campo de jogo a startup francesa Verkor e a taiwanesa ProLogium, que estão construindo mais duas fábricas em Dunquerque.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz inicia testes com caminhões elétricos no Brasil
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Mercedes-Benz mudará o nome dos veículos elétricos: adeus EQ
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Novo Mercedes-Benz Classe S chega em 2030 e mata EQS
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Mercedes-Benz atinge 20 concessionárias para carros elétricos no Brasil