A ABB E-mobility, referência global em sistemas de carregamento para veículos elétricos, aproveitou o Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta segunda (5), para a anunciar sua nova solução HVC360, que promete aprimorar o gerenciamento de recargas para as frotas.
Ocupando posição de cada vez mais destaque nas discussões sobre descarbonização, a mobilidade elétrica tem avançado cada vez mais rápido nos principais mercados automotivos, bem como o aumento da infraestrutura de carregamento para veículos elétricos.
No entanto, quando falamos de veículos elétricos pesados, as frotas ainda demandam grandes investimentos em descarbonização, infraestrutura e soluções de carregamento: apesar de representarem apenas 4% dos veículos, ônibus e caminhões contribuem com impressionantes 40% das emissões globais de transporte, tornando sua rápida eletrificação uma etapa vital na transição energética.
Como exemplo, pouco menos de 66.000 ônibus elétricos foram vendidos em todo o mundo em 2022, cerca de 4,5% do total de vendas de ônibus. A participação de unidades eletrificadas nas vendas de ônibus está aumentando rapidamente, no entanto, 20% na Europa e 27% nos EUA, com a Índia respondendo por mais demanda do que os EUA e a Europa juntos, e a China adquirindo 98% de todos os ônibus elétricos globalmente.
Nesse cenário, a ABB E-Mobility enxerga uma demanda significativa por soluções de carregamento mais flexíveis e eficientes para permitir que as frotas de ônibus elétricos continuem operando a partir das garagens com espaço restrito onde geralmente estão baseadas.
O novo gabinete de energia HVC360 da ABB E-mobility, exibido na cúpula global de transporte público da UITP (Associação Internacional de Transporte Público) em Barcelona, tem como objetivo fornecer a solução crucial para carregamento de depósitos, abraçando as complexidades das operações da frota em vez de forçá-las a se adaptar.
Oferecendo flexibilidade para qualquer layout de local ou caso de uso, cada gabinete de energia HVC360 permite a conexão de até quatro estações de carregamento a até 100 metros do próprio gabinete de energia, enquanto seu design permite a instalação em paralelo, lado a lado ou ao longo de uma parede.
A capacidade de carregamento dinâmico permite que o HVC360 aloque diferentes níveis de energia para cada estação, com base no número de veículos conectados ou em seus requisitos de carregamento, enquanto a unidade também oferece suporte a todas as interfaces de carregamento simultaneamente, do CCS ao pantógrafo.
Falando sobre o lançamento do HVC360, Chris Nordh, chefe global de negócios de frota e trânsito da ABB E-mobility, disse:
“O lançamento do HVC360, no Dia Mundial do Meio Ambiente, representa mais um compromisso da ABB E-mobility para atender às necessidades complexas e, às vezes, operacionalmente rígidas de operadores de frota de ônibus e caminhões, e vem com o respaldo de décadas de desenvolvimento e experiência de campo inigualável.
O HVC360 encontrará espaço em um segmento com grande possibilidade de expansão. Quase 60.000 caminhões elétricos médios e pesados foram vendidos em todo o mundo em 2022, apenas 1,2% do mercado de caminhões como um todo. No entanto, com o crescimento exponencial do segmento espera-se que as vendas globais ultrapassem 1,1 milhão por ano até o final da década, mudança necessária para atender às ambiciosas metas climáticas.
O novo HVC360 da ABB E-mobility estará disponível nos mercados UE (União Europeia) e demais mercados no final de setembro de 2023.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Detroit está transformando seus postes em carregadores para elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BorgWarner apresenta sistemas de carregamento pela 1ª vez no Brasil
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla