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GM vai aderir ao sistema de recarga para carros elétricos da Tesla

A partir de 2024, os modelos da GM poderão acessar as estações Supercharger

GM padrão recarga Tesla

A GM segue o movimento da Ford. Os carros elétricos da montadora também poderão ser recarregados nos Superchargers da Tesla a partir do início de 2024. Além da importância comercial do acordo, esse é outro passo para tornar a rede de recarga mais acessível e uniforme.

Nesse caso, estamos falando apenas do mercado norte-americano (ou seja, Canadá e Estados Unidos, onde Elon Musk e cia. têm mais de 12.000 estações de recarga), mas também é verdade que, dados os planos de expansão da GM na Europa, o assunto poderá em breve dizer respeito também ao Velho Continente.

Supercharger Tesla 4

Mais acordos a caminho?

A "parceria" com a Tesla foi anunciada por Mary Barra, CEO da General Motors, que antecipou que, em modelos futuros, também será possível procurar por Superchargers diretamente dos aplicativos integrados no veículo e no smartphone.

Em breve, portanto, não será mais necessário usar um adaptador para conectar seu carro da GM aos Superchargers da Tesla. E é de se acreditar que, após o movimento de dois gigantes como a General Motors e a Ford, outros fabricantes também se juntarão a eles. A referência é a Stellantis e a Toyota, sendo que o grupo de Carlos Tavares é forte na América do Norte, principalmente graças às marcas Ram e Dodge.

Chevrolet Bolt EUV 2022 - Avaliação

Tesla olha para o resto do mundo

Em apenas algumas semanas, portanto, o cenário norte-americano de carros elétricos mudou radicalmente. Com os acordos da Ford e da GM, em breve será mais fácil recarregar um carro elétrico no Canadá e nos Estados Unidos, e acredita-se que Elon Musk também terá a Europa em sua mira em um futuro próximo.

Já em novembro passado, de fato, a empresa americana deu a entender sua intenção de abrir sua rede de Supercharger para outros veículos e "impor" o NACS (North American Charging Standard) em todo o mundo.

De acordo com as informações fornecidas pela Tesla, o conector funcionaria de fato até 900 kW, enquanto o CCS foi testado até 450 kW. No futuro, portanto, os fabricantes terão que fazer uma escolha: mudar para o NACS ou estudar um novo padrão baseado no CCS.

No Brasil, a GM anunciou recentemente uma nova parceria para ampliar a infraestrutura de carregamento. Com foco na expansão da rede de recarga residencial, a empresa está se unindo a WEG e a Eletricus para oferecer serviços customizados e estação de recarga doméstica em corrente (AC) que passam a ser ofertados pela rede de 78 concessionárias Chevrolet habilitadas para atender veículos elétricos. 

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