A Volvo, fabricante do EX90 e do XC40 Recharge, terá uma linha totalmente elétrica globalmente até 2030, "sem choro, nem vela", de acordo com o diretor comercial da marca, Bjorn Annwall, que falou com o Automotive News durante o evento de lançamento do seu novo modelo, O SUV elétrico compacto EX30.
"A Volvo não venderá um único carro que não seja totalmente elétrico depois de 2030, independentemente do mercado", disse Annwall, o que contrasta fortemente com marcas rivais como a Mercedes-Benz, que prometeu se tornar totalmente elétrico até 2030 "onde as condições de mercado permitirem".
Ao mesmo tempo, nomes como BMW e Toyota estão jogando pesado e caminhando para uma oferta diversificada de trem de força que vai desde plataformas movidas a gasolina, bateria e hidrogênio para o futuro próximo.
A Volvo está ciente dos riscos associados a esta decisão otimista, sendo o maior deles uma potencial perda de vendas, mas, como diz Bjorn Annwall, concentrar os recursos financeiros e humanos numa única tecnologia de propulsão dá à empresa a melhor oportunidade de produzir os veículos elétricos mais atraentes.
"Desistiríamos de um grande crescimento se não nos concentrássemos nos veículos a bateria", afirmou. "Da última vez que vi, esse é um mercado em forte crescimento, e o combustão é um mercado em contração. Para sermos bem sucedidos, devemos concentrar-nos na parte do mercado que está crescendo".
Volvo EX30 (2023) - vista lateral
Além disso, o CEO da Volvo, Jim Rowan, acredita que o melhor caminho para o fabricante de automóveis sediado na Suécia é apostar tudo no futuro, em vez de gastar dinheiro em "tecnologia antiga", ou seja, motores de combustão.
"Investiria num motor de combustão interna em 2029?" disse Rowan. "Talvez nos sacrifiquemos um pouco [nas vendas], mas acho que ganhamos muito mais do que nos sacrificamos."
O fabricante de automóveis de propriedade da Geely lançará pelo menos cinco novos veículos elétricos até 2026, de acordo com um relatório da Reuters de fevereiro, que diz que a Volvo Cars tem planos para introduzir uma minivan elétrica de luxo no mercado asiático, além de converter os sedãs S60 e S90 em carros movidos a bateria.
O mais recente veículo elétrico da empresa, o SUV compacto EX30, foi lançado esta semana com um preço inicial de 34.950 dólares e um início de entregas previsto para o meados de 2024.
Nos Estados Unidos, a Volvo vendeu 10.723 veículos totalmente elétricos no mês passado e 46.817 unidades no acumulado do ano (um aumento de 11% em comparação com os primeiros cinco meses do ano passado).
No Brasil, a Volvo tem uma linha totalmente eletrificada e já confirmou o lançamento dos modelos EX90 e EX30, que chegarão ao mercado entre o final deste ano e o começo de 2024.
Fonte: Automotive News
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