Cotado para o Brasil, elétrico Citroën Ami ganha protótipo de versão PCD

Microcarro elétrico foi modificado para que uma cadeira de rodas possa ser transportada no interior, entre outras modificações

Citroen Ami For All Prototype Citroen Ami For All Prototype

A montadora francesa Citroën, que pertence ao grupo automotivo Stellantis, revelou um protótipo projetado para pessoas com deficiência (PCD) que visa facilitar um pouco a vida de quem perdeu o uso de um ou ambos os membros inferiores.

Chamado de "Ami for All", o projeto é baseado no pequeno quadriciclo elétrico Citroën Ami e foi feito em colaboração com a empresa francesa Pimas, especializada na conversão de veículos para Pessoas com Mobilidade Reduzida.

O protótipo foi apresentado na feira Autonomic em Paris, França, e apresenta um ângulo de abertura das portas aumentado, uma prancha e correias para transferir a cadeira de rodas para o assento, controles mecânicos e manuais para acelerar e frear, e uma solução para transportar a cadeira de rodas dentro ou fora do veículo elétrico.

A ideia por trás da conversão é que não há necessidade de uma segunda pessoa para ajudar na carga e descarga, capacitando as pessoas com deficiência a levar uma vida ativa sem depender de terceiros ou usar o transporte público.

"O Ami for All está perfeitamente alinhado com a filosofia do Ami: oferecer uma resposta prática ao acesso à mobilidade para todos", disse Thierry Koskas, CEO da Citroën. O Ami reintroduziu a facilidade de locomoção nos trajetos curtos e deu mais independência a adolescentes, idosos e pessoas sem carteira de habilitação. Estamos muito satisfeitos por apresentar esta solução técnica para apoiar a mobilidade das pessoas com deficiência e estamos a trabalhar para tornar este projeto exequível a curto prazo."

Para entrar, os clientes têm de colocar a cadeira de rodas paralela ao habitáculo depois de abrir a porta do condutor. Em seguida, uma prateleira retrátil é liberada para permitir que a pessoa seja transferida independentemente da cadeira de rodas para o habitáculo com a ajuda de uma alça que é fixada na parte superior da moldura interna da porta.

A cadeira de rodas em si pode ser transportada dentro do Ami, mas as rodas têm de ser removidas e presas no poço dos pés usando uma correia especialmente concebida, enquanto a cadeira de rodas dobrada cabe no banco do passageiro e é presa com um cinto de segurança adicional. Alternativamente, se houver alguém para ajudar, a cadeira de rodas pode ser presa em um bagageiro de alumínio instalado na parte de trás do Ami.

Para conduzir o quadriciclo elétrico convertido, o condutor tem um botão no volante para facilitar a aderência e uma alavanca mecânica que controla a aceleração e a frenagem, empurrando-a ou puxando-a. Ao mesmo tempo, os pedais continuam presentes e operacionais.

O Citroën Ami 'normal' foi revelado em 2020 como uma solução de mobilidade urbana com um design inteligente que recorre a ideias simples para o tornar acessível e de fácil manutenção, como as duas portas idênticas, bem como as molduras de plástico idênticas na dianteira e traseira.

Possui um motor elétrico de 6 kW (8 cv) alimentado por uma bateria de 5,5 quilowatts-hora colocada sob o assolho, que permite uma autonomia WLTP de 75 km com uma única carga. Para recarregar a bateria, pode ser utilizada uma tomada doméstica normal de 240 volts para a carregar totalmente a uma taxa de 2,3 kW em cerca de 3 horas.

A velocidade máxima está limitada a 45 km/h, o que torna legal a sua condução na Europa para adolescentes com 15 anos ou mais. Após o lançamento do Ami, a Stellantis revelou o Opel Rocks-e e o Fiat Topolino, ambos baseados na mesma estrutura da variante francesa.

O Citroën Ami já foi apresentado no Brasil em alguns eventos e a Stellantis mostra interesse em trazer o quadriciclo elétrico ao nosso mercado. No entanto, ainda não há nenhuma confirmação oficial de lançamento por aqui.