O tempo de carregamento está entre os aspectos mais criticados da mobilidade elétrica. Mesmo os veículos elétricos mais avançados não conseguem igualar a velocidade de reabastecimento de um veículo movido a combustão, mas a Nyobolt, uma desenvolvedora de baterias de recarga ultrarrápida, afirma ter uma tecnologia inovadora para acelerar esse processo.
A empresa sediada no Reino Unido agora exibe um conceito de carro esportivo elétrico equipado com uma bateria que pode ser totalmente recarregada em menos de seis minutos.
O pacote de 35 kWh deve proporcionar uma autonomia de cerca de 155 milhas (250 quilômetros) com uma única carga quando instalado no cupê esportivo. Nyobolt não quer revelar o peso da máquina, mas diz vagamente que ela pesa "mais perto de uma tonelada do que de duas", o que sugere menos de 1.500 quilos.
Sem entrar em números exatos, Nyobolt estima que sua bateria pode ser recarregada com mais do que o dobro da velocidade de carregamento, até mesmo em comparação com os carros de carregamento mais rápido atualmente em produção.
Ainda mais impressionante é o fato de que a Nyobolt afirma que sua nova bateria foi testada por mais de 2.000 ciclos de carga rápida, sem nenhuma degradação significativa. Além disso, a tecnologia não se limita apenas a baterias pequenas, uma vez que pacotes maiores também poderiam utilizá-la. Uma observação importante que a empresa faz, no entanto, é que essas velocidades de carregamento serão possíveis quando os carregadores de 1 MW estiverem disponíveis.
A nova tecnologia de bateria da Nyobolt é apresentada em um conceito de carro esportivo elétrico projetado por Julian Thomson, o homem responsável pelo design do Lotus Elise original. Thomson se inspirou no conceito de carro esportivo leve, mas queria que essa interpretação moderna fosse mais larga, mais longa e mais baixa que a original. Ajudando Nyobolt e Thomson no projeto, estava a Callum, uma empresa britânica de design e engenharia fundada em 2019 pelo ex-designer da Jaguar, Ian Callum.
"Anteriormente, não era possível criar um veículo leve de carregamento rápido sem comprometer sua vida útil e, por isso, as pessoas dependiam de baterias grandes e caras no veículo. Com nossa tecnologia exclusiva, conseguimos um carro com carga de seis minutos e desenvolvemos conjuntos de baterias menores que podem fornecer mais energia e carreguem em menos tempo", comenta Sai Shivareddy, CEO da Nyobolt.
Fonte: Nyobolt
RECOMENDADO PARA VOCÊ
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Detroit está transformando seus postes em carregadores para elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BorgWarner apresenta sistemas de carregamento pela 1ª vez no Brasil
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla