A Mercedes-Benz homenageia o passado para apresentar o futuro. Ela faz isso com o novo conceito Vision One-Eleven, um carro esportivo que reinterpreta as linhas e a filosofia do histórico C 111 (ao qual também se refere em seu nome) e é equipado com um trem de força tecnologia de ponta, elétrico, é claro.
Especificamente, o carro apresenta motores de fluxo axial fabricados pela Yasa, uma empresa que agora é, para todos os efeitos, propriedade da House of the Star, e uma bateria de células cilíndricas de alto desempenho com resfriamento líquido.
Mercedes Vision One-Eleven e seu motor de fluxo axial
No Mercedes Vision One-Eleven, os engenheiros da empresa adotaram uma bateria cuja química é inspirada na experiência do automobilismo. Essas são baterias inovadoras, projetadas em todos os aspectos para maximizar o desempenho. Por enquanto, ainda estamos em um estágio inicial de desenvolvimento e não há muitos detalhes sobre as soluções adotadas.
No entanto, pelas declarações de Markus Schaefer, diretor executivo do grupo, sabemos que "o Mercedes-Benz Vision One-Eleven combina um design de tirar o fôlego com um trem de força de tecnologia revolucionária. Assim como o carro histórico de mesmo nome, ele explora novos caminhos para o futuro do desempenho esportivo. No coração do trem de força compacto e extremamente eficiente está o inovador motor elétrico de fluxo axial da Yasa. Ele oferece potência semelhante à de um carro de corrida e, combinado com a bateria de célula cilíndrica refrigerada a líquido com química inspirada na Fórmula 1, é ideal para carros elétricos de alto desempenho."
Mercedes Vision One-Eleven: o motor elétrico axial da Yasa
Entre as inovações tecnológicas do Vision One-Eleven, como mencionado, está o motor Yasa. Trata-se de uma unidade de fluxo axial que, em comparação com as mostradas anteriormente pela Mercedes-Benz, que é proprietária da empresa britânica desde 2021, parece estar mais próxima da versão final que entrará em produção.
Ela é compacta, leve e tem desempenho superior. "Os motores de fluxo axial são significativamente mais leves e compactos, mas mais potentes do que os motores de fluxo radial, que atualmente são usados em 99% dos carros elétricos em circulação", explica Tim Woolmer, fundador e diretor de tecnologia da Yasa. "Em um motor de fluxo axial, o fluxo eletromagnético corre paralelo ao eixo de rotação do motor. É uma solução altamente eficiente em comparação com um motor de fluxo radial, no qual o fluxo flui perpendicularmente ao eixo de rotação".
Obviamente, o motor de fluxo axial também é mais caro. É por isso que, por enquanto, ele é usado em carros de alto desempenho. A Mercedes-Benz, por exemplo, planeja adotá-lo nos AMGs de emissão zero, os que nascerão da equipe E Performance.
O motor de fluxo axial da Yasa já foi usado em carros disponíveis comercialmente. Esses são os dois híbridos da Ferrari, o 296 GTB e o SF90, e no Koenigsegg Regera.
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