As grandes montadoras tradicionais enfrentam um problema na corrida pelos carros elétricos. A Tesla e outras empresas chinesas estão com processos de desenvolvimento de modelos mais acelerado e já conseguiram diminuir consideravelmente esse tempo e o valor para criar modelos mais acessíveis. E a Mercedes-Benz irá apelar para sua divisão da Formula 1 na tentativa de chegar a esse patamar.

Não é de hoje que as competições colaboram com os carros de rua. Hoje, a categoria é híbrida e acelera seu desenvolvimento para ter motores elétricos mais potentes, com maior poder de regeneração, sistemas de gerenciamento mais eficientes e baterias cada vez mais leves e eficientes. É aqui que a Mercedes-Benz quer aproveitar sua equipe, com o conhecimento para o desenvolvimento dos produtos.

Galeria: Mercedes-Benz Vision EQXX - volta rápida

O foco são modelos elétricos mais eficientes. A marca apresentou em 2022 o conceito EQXX, um carro com bateria de 100 kWh com eficiência suficiente para rodar 1.200 km e que foi desenvolvido em parceria com a divisão de Formula 1 em 18 meses. A ideia é justamente aproveitar que a Mercedes-Benz é uma das únicas a ter uma equipe de F1 em todo esse processo para os carros de rua. 

O EQXX mostrou diversas soluções, como aerodinâmica, uma bateria mais leve e um sistema mais eficiente de gerenciamento de cargas, além de motores elétricos mais modernos. Isso será bastante aplicado a partir de 2024, quando a empresa terá uma nova plataforma 100% elétrica e com um processo de desenvolvimento de novos modelos com tempo de menos de 40 semanas e chegando a menos de 30 semanas em modelos derivados.