O novo Fiat 600 acaba de ser revelado oficialmente. Sucessor espiritual de um dos maiores ícones da história do automóvel, o mais recente lançamento da Fiat é um SUV compacto com porte similar ao do nosso conhecido Fiat Pulse, mas apresentado na Europa apenas na versão totalmente elétrica, ao menos no início.
Trata-se de um dos lançamentos mais importantes para a Fiat, pois é o segundo modelo totalmente elétrico de nova geração após o compacto Fiat 500e, que, inclusive, já foi lançado por aqui.
O novo Fiat 600e mede 4,17 metros de comprimento, o que o coloca como concorrente direto de modelos como Volkswagen T-Cross, Opel Mokka, Citroën C3 Aircross e Toyota Yaris Cross. Vale lembrar que o SUV elétrico Fiat compartilha plataforma e powertrain com o recém-lançado Jeep Avenger.
E falando do visual, não dá pra negar que ele está fortemente relacionado ao Fiat 500e. Aqui, destacam-se os faróis 'furados' que ocupam parte do capô ou as luzes diurnas em forma de 'C'. No entanto, o SUV tem aspecto mais encorpado e está montado em rodas maiores, aro 18", com o estilo que faz referência também ao antecessor 500X, tudo para que os clientes se sintam "em casa", nas palavras da Fiat.
A cabine é moderna e adota um layout mais limpo, com poucos botões físicos, similar ao do compacto 500e, mas se destaca pelo tela flutuante para o sistema de informação e entretenimento com 10,25", controles físicos no console para ar-condicionado, instrumentação digital de 7", volante de dois raios e ausência do seletor de marchas.
Destaque para o generoso compartimento de armazenamento no túnel central, coberto por uma tampa dobrável com fechamento magnético. Além disso, o porta-malas tem 360 litros de volume, 20 a menos que seu primo Jeep.
O Fiat 600e é SUV totalmente elétrico que adota o mesmo sistema de propulsão de outros modelos Stellantis. O motor elétrico com tração dianteira entrega 115 kW (156 cv) de potência e é alimentado por uma bateria de íons de lítio de 54 kWh, suficiente para uma autonomia WLTP de 400 quilômetros. A velocidade máxima não foi anunciada, mas sabemos que leva 9 segundos para ir de 0 a 100 km/h.
A potência máxima de carregamento é 100 kW com corrente contínua, para atingir 80% da capacidade da bateria em menos de meia hora em condições ideiais. Um carregador de bordo de 11 kW e um cabo Modo 3 são fornecidos de série para uma recarga completa em menos de seis horas.
Construído em plataforma "multi-energia", o Fiat 600 também estará disponível com motor a gasolina, dependendo do mercado e a exemplo do 'primo' Jeep Avenger.
Projetado e apresentado na Europa, o Fiat 600e deve ter maior foco nos mercados locais, então há poucas chances de que o modelo atravesse a parte sul do Atlântico, ao menos nesse primeiro momento. Por enquanto, o que se sabe é que o Jeep Avenger deverá chegar ao Brasil mais adiante, na versão a combustão e possivelmente na variante 100% elétrica também. A conferir.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Stellantis: plataforma para SUVs e picapes com até 1.100 km de alcance
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance